Aimportância de ações em conjunto entre as esferas municipal, estadual e federal foi defendida ontem (14) pelo presidente da Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab), Luís André Guedes, durante o encontro “Habitação Para Todos”.
O evento nacional, realizado na sede municipal de Parauapebas, na Região de Integração Carajás, no sudeste paraense, reuniu cerca de 3 mil pessoas e contou com a participação do ministro das Cidades, Jader Filho, e de deputados, lideranças políticas e comunitárias.
Veja também:
Helder inicia viabilização de ônibus 100% elétrico em Belém
Ministério das Cidades vai contratar 2 milhões de moradias
Luís André Guedes destacou a importância da política pública habitacional para o desenvolvimento social. “Nós levamos o nosso Programa Sua Casa para todas as regiões do Pará. Com isso, melhoramos as condições de moradia de muitas pessoas. Entendemos que as ações serão ainda melhores com apoio do governo federal, que tem iniciativas como o ‘Minha Casa, Minha Vida’. São programas que melhoram a qualidade de vida de toda a população”, informou o gestor.
Durante o dia, o corpo técnico responsável pelo programa federal “Minha Casa, Minha Vida” orientou gestores e moradores da região sobre as atualizações relacionadas ao programa. “Nós trouxemos o Ministério inteiro para Parauapebas, para que o povo do sul do Pará, e de todo o Estado, possa ver que estamos aqui. Viemos para ouvir os prefeitos e a população, e atender com obras, água, casa e asfalto”, destacou o ministro Jader Filho.
De acordo com o prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, a presença das instituições governamentais é fundamental para o crescimento da região: “Parauapebas é a quarta maior cidade do Estado. As cidades em volta estão crescendo. Por isso, pedimos que programas como o ‘Minha Casa’ e o ‘Sua Casa’ possam atender aos moradores que têm lotes e condições de ser atendidos”, ressaltou o prefeito. Ao todo, 39 gestores municipais participaram do evento.
CARAVANAS
O evento contou com dezenas de caravanas de moradores. Entre eles, Marlene Ferreira, que foi acompanhada pela filha. Ambas integram a Associação Marielle Franco, que reúne cerca de 200 pessoas em busca de melhorias no setor habitacional. “Nós viemos aqui e ouvimos que existem programas como o ‘Sua Casa’, que ajuda a construir. Nossa intenção é conseguir apoio para realizar a construção do nosso loteamento, e temos certeza que vamos conseguir”, disse Marlene Ferreira.
Já entre os movimentos sociais, participaram as lideranças da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Estado do Pará (Fetraf-PA), representada por Noemi Gonçalves, da Central de Movimentos Populares (CMP), representada por Paulo Cohen, e do Movimento Nacional de Luta Pela Moradia (MNLM).
“Estamos aqui conversando com lideranças de movimentos sociais, prefeitos e parlamentares para mostrar como será o novo Minha Casa, Minha Vida. Por isso, viemos acompanhados dos secretários do Ministério das Cidades para que, além de expor nossos projetos, a gente possa sair daqui com as demandas dessa região”, explicou Jader Filho.
O ministro ressaltou, ainda, a importância de aproximar as lideranças de movimentos sociais de momentos como este, pois as políticas públicas devem ser construídas atendendo às necessidades de todas as pessoas, de qualquer condição social.
“Este seminário realizado em Parauapebas deve ser levado como um exemplo para outras regiões. Vamos precisar muito das parcerias entre o Governo Federal com as gestões estaduais e municipais e com os movimentos sociais para que a gente consiga alcançar plenamente as metas que traçamos”, detalhou.
ITINERANTE
Por fim, Jader Filho anunciou o desejo de repetir a ação de levar a equipe da pasta das Cidades para diversos municípios e regiões brasileiras, em um projeto nomeado “Ministério Itinerante”.
Comentar