plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$

home
TURISMO

Belém teve alta de quase 40% de visitantes no pós-pandemia

Mais de dois milhões de embarques e desembarques foram registrados na capital paraense depois da crise de Covid-19. A cidade se prepara para receber a COP-30, ao final de 2025

twitter pinterest whatsapp Google News
Imagem ilustrativa da notícia Belém teve alta de quase 40% de visitantes no pós-pandemia camera A Ilha do Combu é um dos grandes pontos visitados em Belém | Foto: Irene Almeida

Após o impacto devastador da pandemia de Covid-19 no setor do turismo, a cidade de Belém do Pará emerge como um destino promissor, revelando um notável crescimento no número de visitantes. Os dados registrados no site oficial da Prefeitura de Belém: www.numeros.belem.pa.gov.br, a capital paraense registrou um expressivo aumento de 38% no fluxo de turistas, em comparação ao período pré-pandemia, onde foi registrado um total de 2.079.240 de embarques e desembarques na cidade.

Esses números refletem a retomada bem-sucedida do setor, demonstrando a confiança dos viajantes em explorar as belezas culturais e naturais da cidade. A capital paraense tem atraído cada vez mais turistas de todas as partes do Brasil e do mundo, consolidando-se como um destino turístico em ascensão, que valoriza sua rica história e tradições.

📷 |Foto: Irene Almeida

Os problemas da Amazônia são debatidos em três eventos integrados, que ocorre durante esta semana, em Belém, até o dia 9. Ontem e hoje, prefeitos e prefeitas dos países da Amazônia se reúnem no Hangar Centro de Convenções para discurtir problemas e soluções para as cidades. O evento é promovido pela Prefeitura de Belém e vai reunir prefeitos e prefeitas dos países Pan-Amazônicos (Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela).

Já os Diálogos Amazônicos antecede à Cúpula da Amazônia, que ocorrerá dias 8 e 9 de agosto, reunindo presidentes dos países da Amazônia e vão debater questões ambientais e sociais para a região.

Líderes de diversos países, especialistas em questões sociais e ambientais, jornalistas, representantes de entidades da sociedade civil organizada, dos povos tradicionais da região, entre outros, tornam Belém o centro do debate ambiental, que antecede à Conferência do Clima (COP-30), evento global que será realizado pelas Nações Unidas em Belém, em 2025.

VISIBILIDADE

“É um papel de grande responsabilidade e uma honra para nossa cidade ser escolhida como ponto focal para discussões de tamanha magnitude. Isso demonstra o reconhecimento da importância da Amazônia no cenário global”, afirma o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.

Para ele, a junção desses eventos impulsionará a visibilidade de Belém no cenário turístico nacional e internacional. “Estamos comprometidos em mostrar ao mundo nosso compromisso com a defesa da Amazônia e a luta contra as mudanças climáticas. Queremos que Belém seja um exemplo de cidade, que valoriza suas riquezas naturais e culturais, enquanto trabalhamos em conjunto com outros líderes internacionais para encontrar soluções para os desafios ambientais que enfrentamos”, reitera o prefeito.

Edmilson Rodrigues acentua, que a realização da COP 30 em Belém será uma oportunidade de mostrar ao mundo o potencial da cidade e da Amazônia como um todo. “Estamos empenhados em planejar e preparar a cidade para receber esse evento de tamanha importância. Já estamos trabalhando em parceria com diversos setores da sociedade para garantir que tenhamos a infraestrutura necessária para acolher líderes e representantes de todo o mundo”, destaca.

CÍRIO

O tradicional Círio de Nossa Senhora de Nazaré continua sendo um ponto alto no calendário turístico da capital paraense. A celebração, conhecida por sua devoção e beleza cultural, atrai milhares de fiéis e visitantes de todas as partes do Brasil e do mundo, gerando um aumento significativo no turismo religioso na região.

Neste cenário promissor, a atual gestão municipal tomou medidas decisivas para fortalecer o turismo na cidade, transformando a Coordenadoria de Turismo em uma Secretaria Municipal de Turismo. Essa mudança, que ocorreu no início deste ano de 2023, demonstra o compromisso da administração pública em valorizar e priorizar o desenvolvimento do setor turístico na capital paraense. “A criação da Secretaria Municipal de Turismo proporciona maior autonomia e recursos para a promoção de Belém como destino turístico, permitindo a implementação de políticas específicas para atrair mais visitantes e oferecer uma experiência turística ainda mais completa e enriquecedora”, diz o secretário municipal de Turismo, André Cunha.

"Já estamos trabalhando em parceria com diversos setores da sociedade para garantir que tenhamos a infraestrutura necessária para acolher líderes e representantes de todo o mundo”. Edmilson Rodrigues, prefeito de Belém.

Turismo tem importante papel na economia local

A diretora municipal de Turismo de Belém, Ana Santiago, destaca o papel fundamental do turismo na economia local. “Belém é uma cidade rica em história, cultura e belezas naturais. A retomada do turismo, após a pandemia tem sido fundamental para impulsionar a economia local e gerar empregos. A realização de eventos globais, como a Cúpula da Amazônia, coloca nossa cidade no centro das atenções, destacando nosso potencial como destino turístico”, assegura.

A cidade, conhecida por sua rica diversidade cultural, paisagens deslumbrantes e gastronomia destacada, se prepara para receber visitantes de forma segura e acolhedora. Medidas de saúde e segurança estão sendo implementadas para garantir que os turistas possam desfrutar plenamente de tudo o que Belém tem a oferecer.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias