O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concedeu entrevista à Rádio Clube do Pará na manhã desta quinta-feira (3), mesmo dia em que Belém passa a receber importantes eventos amazônicos a partir de hoje, a exemplo do Fórum das Cidades Amazônicas, Diálogos Amazônico e Cúpula da Amazônia.
Entre os temas tratados pelo Chefe de Estado para uma das principais emissoras de rádio no Brasil, nortearam assuntos sobre o meio ambiente e sustentabilidade, entre elas a Petrobras e a exploração de petróleo na foz do Amazonas.
LEIA TAMBÉM: Veja as ações integradas de segurança para eventos em Belém
PETROBRAS
A chamada tratava da exploração de petróleo na foz do Amazonas pela Petrobras. “Vocês podem continuar sonhando. E eu também quero continuar sonhando. Esse estudo do Ibama não é definitivo. Eles apontam falhas técnicas que a Petrobras tem o direito de corrigir”, disse Lula ao longo da entrevista.
O estudo do Ibama no qual Lula se referiu tratava de falhas sobre segurança ambiental identificadas pelo Ibama após solicitação feita pela Petrobras para perfurar poços de petróleo em uma região do Amapá. Naquela ocasião, dias depois, a Petrobras apresentou um novo pedido, que atualmente está sob análise.
"Primeiro, temos que pesquisar, temos que saber se tem aquilo que a gente pensa que tem. Quando a gente achar, a gente vai tomar decisão do Estado brasileiro, o que a gente vai fazer, como explorar, como é que a gente pode explorar, como é que a gente pode evitar que um desastre qualquer possa prejudicar a nossa querida margem do Oceano Atlântico na Amazônia", afirmou.
Comentar