A Prefeitura de Belém e o Estado do Pará firmaram um acordo para a construção de um novo Aterro Sanitário e a implementação de um modelo inovador de tratamento de resíduos sólidos na cidade. O projeto surge como uma iniciativa para modernizar a gestão de coleta, limpeza e destinação final dos resíduos, visando aprimorar a qualidade de vida da população e atender às demandas ambientais da região.
A consulta pública realizada pela Prefeitura de Belém se configura como uma ferramenta de participação popular, permitindo que os cidadãos contribuam e ofereçam suas sugestões para o edital específico da coleta e limpeza, lançado em junho deste ano. Essa interação com a comunidade busca garantir que o projeto seja alinhado com as reais necessidades da população e efetivamente atenda aos anseios dos moradores da cidade.
Um dos principais objetivos da Prefeitura é cumprir todos os prazos estipulados para a Conferência das Partes (COP-30), importante evento internacional voltado às discussões ambientais e climáticas. Além disso, a iniciativa também visa aprimorar a infraestrutura e serviços relacionados à gestão de resíduos sólidos, assegurando a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente para as gerações futuras.
LEIA TAMBÉM:
+ Mangal terá programação para crianças no domingo (23)
+ IPVA 2023: veículos terão desconto até 24 de julho
+ Belém e Ananindeua deixam ranking das cidades mais violentas
O processo de modernização da gestão de resíduos sólidos é visto como uma prioridade pela administração municipal, que busca garantir um ambiente limpo e saudável para os munícipes, além de contribuir para a conservação da natureza e a redução dos impactos negativos ao ecossistema.
A abertura dos envelopes da licitação dos serviços de limpeza urbana está agendada para o dia 31 de julho, momento crucial para dar início às etapas práticas desse importante projeto.
Leia a nota na íntegra
Há mais de uma década, a cidade de Belém sofre com um modelo atrasado, que não conta sequer com um aterro sanitário definitivo. Desde o início de junho de 2023, a Prefeitura vem tratando com o governo do Estado para construir um novo Aterro Sanitário e também um novo modelo de tratamento de resíduos sólidos.
A Prefeitura de Belém realizou consulta pública como uma ferramenta legítima, para que a população desse contribuições para o edital específico para coleta e limpeza, lançado em junho deste ano e que visa modernizar a gestão de recolhimento, limpeza e destinação final dos resíduos sólidos na cidade.
A Prefeitura está trabalhando com afinco para cumprir todos os prazos para a COP-30, mas, mais que isso, para a melhoria da qualidade de vida da população.
Comentar