
As baratas são insetos indesejáveis que costumam se esconder em locais úmidos, escuros e próximos a fontes de alimento e água, como cozinhas e banheiros. Além do incômodo, elas podem transmitir doenças ao transportar bactérias como Salmonella e Escherichia coli, responsáveis por intoxicações alimentares e disenterias.
Para quem busca alternativas naturais para afastá-las, a lavanda surge como uma opção eficaz. A bióloga Nathália Coelho, da Universidade Católica de Brasília, explica que as baratas mais comuns nas residências são a barata-alemã (Blattella germanica) e a barata-americana (Periplaneta americana).
Conteúdo Relacionado
- Jeito certo de matar baratas? Veja como se livrar do inseto
- Inseto que faz xixi pelo ânus é o 1° com “superpropulsão”
- Empresa paga quase R$ 10 mil para quem viver com 100 baratas
- Mulher passa mais de um dia com barata presa no ouvido
Segundo ela, a lavanda age como um repelente natural devido aos compostos voláteis que libera no ambiente. “Seu aroma interfere no comportamento das baratas, tornando o local menos atraente para elas, sem a necessidade de produtos químicos”, afirma a especialista.

Como usar lavanda para espantar baratas?
Há diferentes formas de utilizar a lavanda para manter os insetos afastados. Confira algumas sugestões:
- Óleo essencial: Misture algumas gotas de óleo essencial de lavanda com água e aplique em um borrifador. Espalhe a solução em locais estratégicos, como rodapés, cantos de armários e proximidades de ralos.
- Sachês de flores secas: Coloque pequenos sachês de lavanda seca dentro de armários, gavetas e despensas para criar uma barreira natural contra os insetos.
- Água de limpeza aromatizada: Adicione algumas gotas de óleo essencial de lavanda à água usada para limpar o chão e superfícies, reforçando o efeito repelente no ambiente.
Apesar de ser uma boa estratégia para afastar baratas, a especialista alerta que a lavanda não resolve infestações graves, mas funciona bem como medida preventiva.
Quer saber mais de curiosidades? Acesse o nosso canal no WhatsApp
Outras formas naturais de evitar baratas
Além da lavanda, outra planta com propriedades repelentes é a citronela, que pode ser cultivada em casa ou utilizada na forma de óleo essencial. No entanto, a principal forma de evitar a presença desses insetos é manter a limpeza constante dos ambientes, eliminando restos de comida e fontes de água que possam atraí-los.
Comentar