Desde janeiro deste ano, a capital paraense foi indicada à Organização das Nações Unidas (ONU) como candidata para sediar a Conferência do Clima de 2025, a COP30, caso o Brasil seja escolhido para receber o evento.
Qual a importância de Belém sediar um evento como a COP 30?
Na época, o anúncio foi feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ao lado do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB).
Neste sábado (22), em sua primeira coletiva de imprensa em Lisboa, Portugal, o presidente Lula reiterou seu compromisso com o combate aos crimes ambientais e expressou seu desejo de que o Brasil seja sede da próxima COP 30.
“O Brasil será implacável no combate aos crimes ambientais. Vamos combater o garimpo ilegal e os que atentam contra os povos indígenas”, anunciou o presidente, que acrescentou: “e estamos reivindicando a realização da COP 30 no Brasil, no estado do Pará”.
Em seu discurso, o ex-presidente também abordou o conflito em curso entre a Rússia e a Ucrânia após a polêmica em torno de sua sugestão de um acordo entre os dois países.
Sediar a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas em 2025 será uma importante oportunidade para o Brasil retomar a liderança nas questões ambientais – trajetória que foi prejudicada nos quatro anos anteriores. O governo de Bolsonaro chegou a se recusar a sediar a COP-25, em 2019.
Comentar