plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$

home
TEMPORAIS EM BELÉM

Ação emergencial combate alagamentos em pontos críticos de Belém 

Cerca de 200 profissionais estão diretamente envolvidos no trabalho de limpeza e desobstrução da rede de drenagem em locais vulneráveis

twitter pinterest whatsapp Google News
Imagem ilustrativa da notícia Ação emergencial combate alagamentos em pontos críticos de Belém  camera Os bairros mais afetados e que estão exigindo um esforço maior nos trabalhos são Cremação, Curió e Condor | FOTO: Jader Paes/Agência Belém

A Prefeitura de Belém tem atuado de forma intensiva em diversos pontos da cidade para minimizar os impactos das fortes chuvas e combater os alagamentos que estão ocorrendo em Belém e que se agravaram após a forte chuva que caiu na cidade na tarde/noite da última quarta-feira. Somando as equipes emergenciais que estão atuando hoje, um total estimado de 200 profissionais estão diretamente envolvidos nas ações emergenciais em vários pontos da cidade.

“Estamos focados em ações emergenciais e estruturantes, com um grande esforço concentrado de limpeza e desobstrução da rede de drenagem”, destacou na manhã desta quinta-feira Fernando Camarinha, secretário Executivo da Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel). Os bairros mais afetados e que estão exigindo um esforço maior nos trabalhos são Cremação, Curió e Condor.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

A secretaria está com 6 equipes de hidrojato com 5 pessoas cada, atuando na desobstrução profunda de tubulações; 5 equipes de limpeza manual de bocas de lobo e poços de visita, cada uma com 10 trabalhadores, realizando o serviço minucioso e preventivo nas áreas mais críticas; e 3 equipes de limpeza de canais compostas por 15 pessoas cada, atuando diretamente nos principais canais da cidade.

“Além disso, estamos em diálogo constante com a empresa Ciclus, buscando intensificar a limpeza pública, a retirada de entulhos e resíduos domésticos, e a eliminação de pontos críticos de descarte irregular, com o apoio do setor de Educação Ambiental da Sezel”, informa Camarinha.

Todo o efetivo está distribuído estrategicamente nos bairros mais afetados, trabalhando em sistema de rodízio e plantão para garantir a continuidade dos serviços ao longo de todo o dia.

Volume

Sobre o ocorrido ontem, Fernando explica que o volume de chuvas foi extremamente elevado em curto período de tempo, somado ao acúmulo de lixo e entulhos nos canais e bocas de lobo acabou contribuindo para o transbordamento em vários bairros.

Quer ver mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp

Plano de Ação intensificado em Julho

O trabalho está inserido em um plano de 30 dias, que já avançou em junho e será intensificado ao longo de todo o mês de julho, com o objetivo de melhorar o escoamento da água, reduzir os alagamentos e dar mais segurança para a população. “É um esforço conjunto, coordenado, e que reforça o compromisso da Prefeitura com a cidade e com quem mais precisa”, diz Fernando.

Em julho as equipes seguir nas ruas, reforçando os serviços diariamente. “A meta é manter esse ritmo até resolvermos os principais pontos de alagamento e melhorarmos o escoamento da água em Belém. Seguimos firmes no trabalho diário, unindo forças entre as secretarias e empresas parceiras, porque sabemos que o impacto na vida da população é grande — e estamos agindo para mudar essa realidade”, destaca.

O secretário executivo informa ainda que a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria de Zeladoria (Sezel), tem mobilizado todos os seus recursos humanos, técnicos e operacionais para enfrentar os efeitos das chuvas. “O esforço envolve não apenas a resposta emergencial com desobstrução da drenagem e limpeza dos canais, mas também um trabalho articulado com a empresa Ciclus para reforçar a coleta de resíduos, retirar entulhos e eliminar os chamados “pontos críticos” de descarte irregular”, detalha.

NOITE

A operação emergencial segue ao longo do final de semana, incluindo no período noturno, com atividades em pontos críticos

Além do trabalho técnico, a Sezel também tem atuado na conscientização da população. Um dos fatores que agravam as enchentes em Belém é o descarte irregular de lixo e entulho em vias públicas.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias