Uma mudança radical espera dois grandes espaços da capital paraense: o Complexo do Ver-o-Peso e o canal São Joaquim. Na esteira das intervenções que serão realizadas para que Belém receba a COP 30 em 2025, parcerias entre as esferas municipal e federal já começam a ser fechadas.
Neste sábado (17), a Prefeitura de Belém e o Ministério das Cidades do Governo Federal vão assinar um convênio para a realização das obras de reforma do Complexo Ver-o-Peso e a construção do Parque Urbano São Joaquim.
Veja também:
Exclusivo: saiba o que vai mudar em Belém para a COP 30
Lula ressalta a importância da COP 30 ser em Belém
A assinatura ocorrerá durante a cerimônia oficial de lançamento da COP 30 na capital paraense e da assinatura da ordem de serviço para o início das obras do Porto Futuro II, na área da Companhia Docas do Pará (CDP). O evento contará com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O convênio visa a criação do Parque Urbano Igarapé São Joaquim, na bacia do Una, e que terá área de 6,48 hectares e 4,6 km de extensão. O projeto está orçado em R$ 150 milhões.
O escritório GRS Arquitetura, de Brasília, foi anunciado no dia 29 de abril de 2022 como o grande vencedor do concurso público nacional do Projeto de Requalificação Urbana Ambiental e Tratamento Paisagístico no Entorno do Igarapé São Joaquim, na bacia do Una. O projeto é de urbanização, sistema de esgotamento sanitário, drenagem pluvial, abastecimento de água, mobilidade urbana e outros.
Já no complexo do Ver-o-Peso, as obras vão contemplar toda a sua área. Desde o estacionamento, feiras, mercados de carne, de peixe, Pedra do Peixe e a Feira do Açaí.
É um projeto de manutenção e adequação do espaço existente. Entre os serviços que serão realizados estão a troca das lonas, mantendo o padrão atual, assim como a parte dos boxes, piso, recuperação e restauração dos mercados de peixe e de carne e assim como a revitalização dos espaços da Pedra do Peixe e da Feira do Açaí.
VEJA COMO FICARÃO OS DOIS ESPAÇOS:
Comentar