As notícias falsas, ou famosas fake news, tomaram conta da internet. Diversas empresas, órgãos e até veículos de comunicação são vítimas da manipulação de informações e fabricação de conteúdos que não são verdadeiros.
E desta vez, os golpistas começaram a circular informações falsas sobre os Hospitais Universitários de Belém.
Em grupos de WhatsApp, circula uma mensagem que diz que lotes de latas de leite tipo Nan, muito usado para alimentação de bebês recém-nascidos, estão próximos da data de vencimento e os Hospitais Universitários iriam fazer a doação para evitar o desperdício.
Uepa abre inscrições para Mestrado em Educação Indígena
No entanto, a informação não é verdadeira. Em contato com Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará, que incluídos os Hospitais Universitários Bettina Ferro de Souza (HUBFS) e João de Barros Barreto (HUJBB), a assessoria de comunicação, por meio de nota, informou que não adquire e nem distribui nenhuma fórmula infantil.
Ophir Loyola orienta para a detecção do câncer cerebral
Além disso, a organização revelou que este tipo de fake news está sendo um problema que várias outras unidades de hospitais universitários do Brasil todo estão enfrentando há mais de seis anos.
Confira a nota
"O Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (CHU-UFPA) informa à comunidade que, diferente do que vem sendo divulgado em redes sociais, não adquire e nem distribui fórmulas infantis. Portanto, a informação sobre distribuição da fórmula infantil Nan Soy, que estaria sendo feita pelo HU, é falsa. O texto que viralizou nos últimos dias na internet circula há, no mínimo, seis anos e já foi desmentido por diversos hospitais universitários”.
Comentar