Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a Fiat Strada garantiu a posição de veículo novo mais vendido no Brasil no primeiro semestre de 2023. Foram 50.546 unidades da picape vendidas em todo o país.
A Strada ocupa a liderança desde 2021, quando se tornou o veículo mais vendido do ano pela primeira vez, destronando o Chevrolet Onix, que detinha o título por seis anos consecutivos. Em 2022, a picape manteve seu domínio, com 112.456 unidades emplacadas ao longo do ano.
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Neste ano, o Onix retomou a vice-liderança, mostrando força renovada em 2023. No ano anterior, havia sido superado pelo Hyundai HB20. O hatchback coreano agora está em quinto lugar, atrás do Volkswagen Polo e do Onix Plus.
Os números foram divulgados nesta terça-feira (4) pela Fenabrave. No geral, as vendas de veículos novos no Brasil tiveram um crescimento de 8,76% no primeiro semestre de 2023. (veja mais detalhes abaixo)
10 veículos mais vendidos do semestre
Fiat Strada: 50.546 unidades;
Chevrolet Onix: 44.110 unidades;
Volkswagen Polo: 37.722 unidades;
Chevrolet Onix Plus: 35.726 unidades;
Hyundai HB 20: 34.002 unidades;
Volkswagen T-Cross: 32.035 unidades;
Fiat Argo: 31.920 unidades;
Fiat Mobi: 30.442 unidades;
Jeep Compass: 30.350 unidades;
Hyundai Creta: 29.948 unidades;
Carro zero com desconto
As vendas de veículos novos no Brasil tiveram um aumento significativo de 7,39% em junho, de acordo com os resultados divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
No total, foram emplacadas 189.528 novas unidades em todo o país, incluindo carros, leves comerciais, caminhões e ônibus. Vale ressaltar os números que esses não contabilizam motocicletas e implementos rodoviários.
No acumulado do primeiro semestre, foram registados 998.270 empregos, o que representa um crescimento de quase 9%. Em comparação com junho de 2022, houve um aumento de 6,33% nas vendas.
Esse é o primeiro resultado oficial do setor após a implementação do programa de barateamento de carros zero, uma iniciativa solicitada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à sua equipe econômica. Foram liberados incentivos no valor de R$ 1,8 bilhão para que as montadoras ofereçam descontos em veículos novos.
Segundo Andreta Jr., presidente da Fenabrave, o número de vendas em junho poderia ter sido ainda maior não fosse por algumas dificuldades enfrentadas pelo mercado. Problemas logísticos, como atrasos no refaturamento e na emissão de notas fiscais de carros novos, além dos atrasos na liberação dos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) devido ao alto volume de procura nas remessas, resultaram em um represamento do mercado.
Embora o levantamento da Fenabrave não tenha apresentado dados sobre a quantidade de veículos emplacados com desconto, fica evidente que o emplacamento diário aumentou consideravelmente, passando de uma média de 3 mil a 4 mil para um pico de 22,4 mil no último dia útil de junho . Como resultado, parte das vendas será registrada em julho.
“No nosso entender, o programa foi um sucesso para fazer ‘bater o coração’ [reviver o setor], mas precisa haver uma continuidade nesse trabalho”, diz Andreta Jr.
A Fenabrave está estudando alternativas para dar continuidade a essa política de incentivos e enviará sugestões ao governo. O objetivo será atenuar a perda do poder de compra da população sem onerar a política fiscal.
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