A Polícia Federal prendeu, nesta quarta-feira (28), Walter Delgatti Netto, conhecido como o hacker da "Vaza Jato". A informação foi confirmada pela cúpula da PF à jornalista Andréia Sadi, da GloboNews.
Delgatti havia sido preso em 2019, durante a operação Spoofing, que desarticulou um grupo de hackers que havia tido acesso ao Telegram de autoridades. Em outubro de 2020 ele foi posto em liberdade e passou a cumprir a pena em regime aberto. Segundo as autoridades, ele foi preso novamente após descumprir medidas judiciais.
Veja também:
Perfil da PRF é alvo de hackers e pede dinheiro a Bolsonaro
Pará é alvo de xenofobia no Twitter do ministro Flávio Dino
Dino manda suspender perfis regionais da PF e PRF; entenda!
Delgatti foi o responsável pelo vazamento de mensagens que ficou conhecido como “Vaza Jato”. As conversas indicavam um suposto conluio entre o então juiz Sérgio Moro e o ex-procurador do Ministério Público Deltan Dallagnol para realizar prisões na Operação Lava-Jato.
Na ocasião ele admitiu que acessou os celulares dos procuradores da Lava Jato, mas que não alterou o conteúdo e nem pediu dinheiro pelas mensagens. Elas acabaram sendo publicadas pelo site The Intercept Brasil.
Comentar