"Manspreading" é uma prática que tem gerado discussões em diversos países, incluindo o Brasil. O termo se refere a um hábito que pode prejudicar o conforto e a mobilidade de outras pessoas que compartilham o mesmo assento.
Sistema de ônibus elétrico pode ser implantado em Belém
No último domingo (16), a SPTrans lançou uma campanha para promover o uso consciente do espaço nos bancos dos ônibus na cidade de São Paulo.
Tudo sobre a gratuidade nos ônibus e barcos em Belém
A ação visa conscientizar os passageiros, principalmente os homens, sobre o hábito de sentar com as pernas excessivamente e se espalhar nos bancos, conhecido como "manspreading".
Em Madri, na Espanha, desde 2017, há alertas para evitar o manspreading no metrô. Em Nova Iorque, nos Estados Unidos, placas nas estações pedem de forma direta: "Cara... Pare de se espalhar, por favor", como um lembrete para que os passageiros mantenham as pernas fechadas.
A campanha da SPTrans busca educar os usuários do transporte público para que respeitem o espaço dos demais passageiros e evitem comportamentos que possam prejudicar a experiência de viagem de todos.
Os cartazes já ocupam a maioria dos ônibus da capital paulista. A companhia de transporte afirmou que a campanha irá circular em todos os coletivos nas próximas duas semanas, além de repercurtir nas redes sociais da empresa.
A largura de um assento comum deve ter em média 45 centímetros e bancos duplos, 86 centímetros. Para alguns, pode parecer pequeno, mas não ampara a invasão do espaço alheio.
Comentar