O Grande Prêmio da Áustria marcou a 10° etapa do campeonato mundial de Fórmula 1. Como já era esperado, a prova, realizada neste domingo (2), no circuito de Spielberg, foi vencida pelo holandês da Red Bull Max Verstappen.
Com isso, o bicampeão mundial vence a sétima na temporada e ultrapassa Ayrton Senna, se tornando o quinto piloto com mais vitórias na F1, com 42. Além disso, o resultado deixa Verstappen ainda mais confortável na liderança do campeonato.
A corrida trouxe de volta a Ferrari para o pódio, com Charles Leclerc em segundo, e Sérgio Perez, que fez uma corrida de recuperação após largar em 15°, terminou em terceiro.
Verstappen lidera de ponta a ponta e vence GP da Espanha
Com chuva, Verstappen vence GP de Mônaco de ponta a ponta
Corrida
A prova começou com Verstappen largando bem e mantendo a ponto. O holandês não teve problemas para se manter e se distanciar de Leclerc. O holandês aproveitou a entrada do safety car para impor seu ritmo.
O piloto da Ferrari até assumiu a liderança na volta 25 e ficou apenas por algumas voltas como líder após o pit stop, mas foi facilmente superado por Max em seguida.
Verstappen sobra e vence fácil corrida sprint da Áustria
A briga na corrida era pela terceira colocação. Sérgio Perez teve certa dificuldades para escalar o pelotão, mas, com a estratégia da equipe, a punição de Carlos Sainz e braço o mexicano conseguiu, no final, chegar em terceiro.
Max Vestappen vence e iguala marca histórica de Ayrton Senna
O pódio faz Checo respirar na RBR, já que neste final de semana, o piloto não fez uma boa classificação pela quarta vez seguida. Além disso, Perez teve febres e passou mal na última sexta-feira.
Ferrari de volta ao jogo?
A equipe mais tradicional da Fórmula 1 não começou a temporada bem. Mas, em Spielberg, o time italiano conseguiu se superar, Leclerc subiu ao pódio e por pouco Carlos Sainz também não ficou entre os três primeiros.
O piloto espanhol teve um bom ritmo e só não ultrapassou o companheiro de equipe no início da corrida porque não teve autorização do time. Depois, Sainz ainda foi punido em 5 segundo por ultrapassar os limites de pistas, mesmo após se recuperar e voltar ao terceiro lugar, Carlos não resistiu a pressão de Perez e perdeu a posição para o mexicano.
Mercedes sem ritmo
As Mercedes não tiveram um bom final de semana. Após as atualizações terem dado certo na Espanha e Canadá, na Áustria, a situação foi diferente. Lewis Hamilton sofreu com o ritmo do W14 e reclamou diversas vezes do modelo, deixando claro que o carro estava lento.
O heptacampeão até conseguiu fazer uma boa largada e passar Lando Norris, mas, com uma punição de 5 segundos por ultrapassar os limites de pista e a falta de ritmo, o inglês terminou em sétimo lugar, seguido pelo companheiro George Russell.
Lando Norris piloto do dia
O piloto da McLaren teve um ótimo final de semana na Áustria. Norris largou em 4° e conseguiu terminar a corrida em quinto lugar. Lando estreou neste final de semana 50% das atualizações que a equipe inglesa preparou para o carro nessa primeira parte do campeonato. Com isso, o inglês teve um bom rendimento e mostrou que o projeto pode dar certo.
Aston Martin sumiu
A equipe de Fernando Alonso e Lance Stroll passou a corrida inteira sem grandes ações. O espanhol terminou a prova na sexta posição e quebrou o ritmo de pódios que vinha conquistando. Já o canadense, ficou em 10° lugar, garantindo um ponto para o time.
Show de punições
Desde a corrida sprint, no último sábado (1°), direção de prova demonstrou que não ia tolerar a ultrapassagem dos limites de pista. Na prova principal, sete pilotos foram punidos com cinco ou mais segundo por não respeitarem o limite do traçado.
O primeiro foi Hamilton depois, Sainz, Tsunoda, Albon, Gasly, Sargeant e Magnussen. Ocon, que ainda recebeu outros cinco segundo por saída perigosa nos box, e De Vries também punido pela colisão com Kevin Magnussen.
Resultado geral
RACE CLASSIFICATION 🇦🇹
— Formula 1 (@F1) July 2, 2023
Verstappen reigns supreme in Austria 💪
Leclerc returns to the podium! 🙌#AustrianGP #F1 pic.twitter.com/hfZAACAs2n
Atualização
Após o fim da corrida, a Aston Martin entrou com um recurso de revisão das penalizações que ocorreram na prova. Com isso, a direção da F1 reviu os dados e constatou outras infrações. Assim, alguns pilotos tiveram as punições dobradas, como Lewis Hamilton e Carlos Sainz, e perderam posições no resultado final.
A revised top 10, after eight drivers are hit with post-race penalties in Spielberg pic.twitter.com/aE3eGEKy3p
— Formula 1 (@F1) July 2, 2023
Próxima etapa
A próxima corrida do calendário é no tradicional circuito de Silverstone, no GP da Inglaterra. A prova ocorre no próximo domingo (9), a partir das 11h.
Comentar