O Brasil já sabe que vai começar a sua caminhada rumo à Copa do Mundo de 2026, que será realizada no México, Canadá e Estados Unidos, em casa contra a Bolívia. Mas ainda não está definido qual será o estádio que receberá a partida, prevista para setembro de 2023.
Dois estados estão na briga para sediar o confronto: Pará e Ceará. O primeiro tem como trunfo o Mangueirão, em Belém, que passou por uma reforma recente e tem capacidade para 45 mil torcedores. O segundo conta com a Arena Castelão, em Fortaleza, que já recebeu jogos da Copa das Confederações 2013 e da Copa do Mundo 2014, e pode abrigar até 63 mil pessoas.
LEIA TAMBÉM:
Novo Mangueirão se prepara para receber Remo e Figueirense
TJD-PA volta a funcionar após 4 meses de intervenção do STJD
A escolha da sede leva em conta a proximidade geográfica do compromisso seguinte do Brasil nas Eliminatórias, que será em Lima, no Peru. Por essa razão, a CBF pretende priorizar estádios das regiões Norte ou Nordeste do país.
O Estádio Olímpico do Pará se encaixa nesse perfil e ainda tem a vantagem de ter passado recentemente por um processo de reforma e modernização. Além disso, a intenção da CBF é privilegiar as regiões que têm menos oportunidades de ver a Seleção de perto.
A decisão final será anunciada até o dia 30 deste mês, segundo o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, que está na Europa acompanhando os amistosos da Seleção Brasileira. O dirigente afirmou que a definição será uma "decisão administrativa", sem sorteio ou critérios técnicos.
AS CHANCES DO MANGUEIRÃO
Recententemente a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) manifestou interesse em incluir o Mangueirão na rota de jogos internacionais. Para tanto, solicitou uma vistoria técnica da Conmebol para avaliar as condições da praça esportiva. Se for aprovado, o estádio paraense poderá abrigar não só jogos da Seleção Brasileira, mas também de outros países do continente. O que pode acontecer ainda este ano.
Isso porque são grandes as chances da Seleção Brasileira começar sua caminhada rumo à Copa do Mundo de 2026 em solo paraense. Segundo o portal ge.globo, o Mangueirão é um dos candidatos a receber o primeiro jogo da equipe verde e amarela nas Eliminatórias.
O presidente da Federação Paraense de Futebol, Ricardo Gluck Paul, confirmou que são grandes as chances de o Mangueirão ser o palco de uma partida do Brasil no torneio qualificatório, mas não confirmou que será contra a Bolívia.
"Estamos trabalhando nesse sentido. É um trabalho pessoal. Vamos receber, em breve, uma vistoria da Conmebol e temos um aceno positivo, por parte da CBF, para que o Mangueirão receba um jogo do Brasil. É uma pauta bem acolhida na entidade", declarou.
VEJA MAIS:
Comentar