Os 6 anos de liderança no segmento de SUVs premium já dão uma dimensão da importância do BMW X1 para o mercado brasileiro. Querido e desejado, o modelo ganhou uma geração totalmente nova e com produção nacional em Araquari (SC). Recheado de equipamentos e ainda mais imponente nas cores branco, prata, preto, verde e em 2 tons de azul, o novo X1 é oferecido em 3 versões: a nova sDrive18i, a sDrive20i X-Line e sDrive20i M Sport, todas com revisões gratuitas por 3 anos ou 40.000 km.
Visualmente, ele cresceu 7 centímetros no comprimento (4,50 metros contra 4,43 metros do anterior), sendo que 2 centímetros são de distância entreeixos (2,69 metros contra 2,67 metros do anterior), proporcionando mais espaço interno aos ocupantes do banco traseiro. Completam as medidas os 2 centímetros extras na largura (foi de 1,82 metro para 1,84 metro) e os 5 centímetros a mais de altura (foi de 1,59 metro para 1,64 metro). O porta-malas tem 476 litros com os bancos na posição normal e vai para 1.527 litros, com os bancos rebatidos.
Na dianteira, o parachoque ganhou novo desenho com tomadas de ar arrojadas. A tradicional grade foi redesenhada e ficou mais imponente, assim como os faróis adaptativos em todas as versões. O parachoque traseiro, assim como o layout das lanternas, ganhou novo visual. As rodas têm design e tamanhos exclusivos: 18 polegadas na versão sDrive18i, 19 polegadas na sDrive20i X-Line e 20 polegadas na sDrive20i M Sport.
Por dentro, além de oferecer 3 opções de acabamento, ele segue o mesmo conceito do elétrico iX, ganhando uma incrível tela curvada de alta resolução, composta por duas peças, uma de 10,2 polegadas (o quadro de instrumentos) e outra de 10,7 polegadas (o multimídia), com comandos acionados por voz, tato ou em seletor giratório.
No quesito Conectividade, fornece serviços como chamada de emergência, aviso de manutenção por telemetria, navegação com informação de trânsito em tempo real, portais de notícias, clima e aplicativos, além de serviços que podem ser acionados a partir do aplicativo My BMW, como localizar o SUV, trancar/destrancar as portas, buzinar e enviar destinos ao GPS.
Debaixo do capô, o novo X1 tem duas opções de motorização e uma só transmissão, automática de 7 velocidades. A versão sDrive18i GP é equipada com um motor 1.5 biturbo com 3 cilindros e 156 cavalos. Já as versões sDrive20i X-Line e M Sport estão equipadas com um novo motor 2.0 biturbo com 4 cilindros e 204 cavalos (12 cavalos a mais que o antigo). Com esse conjunto, as versões sDrive20i chegam aos 100 km/h em 7,6 segundos e atingem os 236 km/h. Segundo o Inmetro, o novo X1 está mais econômico. A versão sDrive18i faz 11,4 km/litro na cidade e 13,5 km/litro na estrada, enquanto que as versões sDrive20i fazem 10,7 km/litro na cidade e 13 km/litro na estrada.
Entre os equipamentos de série, além de estacionar sozinho, ele tem ar-condicionado trizone, teto solar panorâmico, assistente de condução inteligente em situações de trânsito lento ou em longos deslocamentos (informando por alertas visuais e sonoros de condições de tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento e controle e prevenção de aproximação frontal), minitela de informações no parabrisa, som Harman-Kardon, carregador de smartphone sem fio e sistema que destrava e acende luzes de boas-vindas ao se aproximar do carro e o tranca ao se afastar, sem necessidade de encostar na chave ou na maçaneta, além de abrir o porta-malas aproximando o pé no parachoque. Há ainda assistente pessoal que executar inúmeras funções ou explica o funcionamento de equipamentos, sendo ativado por voz. Ele ainda pode se conectar com a Amazon Alexa e com casas inteligentes, além de estar apto a receber atualizações online de software.
VEJA MAIS NO SITE DO AUTO DESTAQUE.
Comentar