O estado do Pará atingiu o sexto mês consecutivo de redução de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que incluem homicídios, latrocínios e lesão corporal seguida de morte.
De acordo com os dados divulgados pela Secretaria de Segurança Publica e Defesa Social do Pará (Segup) neste sábado (1°), no mês de junho, o Pará teve uma redução de 16,08%.
Segundo o levantamento, no período de janeiro a junho de 2023, foram computados 981 casos de CVLI, com prevenção de 188 vidas, em 2022 foram registrados 1.169 casos. Se comparado ao primeiro semestre de 2019, que computou 1.584 casos, sendo o primeiro ano da atual gestão, foram preservadas 603 vidas, alcançando 38,07% de redução.
Pará é um dos cinco estados que mais reduziram violência
Segurança Pública
Recentemente, o Pará foi reconhecido pelo Monitor da Violência como um dos estado vem reduzindo à criminalidade. No primeiro trimestre houve14% de redução e o estado ficou em 5º lugar no ranking dos que mais reduziram.
"Além do reconhecimento no estudo nacional, agora, fechamos o mês de junho como o melhor da linha histórica desde 2010, e o segundo melhor entre todos os meses durante essa linha histórica. Isso é muito importante para sabermos que estamos no caminho correto, alinhar as estratégias e saber o que ainda precisa e pode ser feito. Além disso, fechamos o semestre com redução, visto que desde o trimestre isso já vinha sendo confirmado pelo monitor da violência, e pretendemos finalizar mais um ano, que é 2023, com destaque nacional na redução da criminalidade, garantindo assim a paz social e segurança da população paraense”, ressaltou Ualame Machado, secretário da Segup.
Redução histórica
Os dados de CVLI começaram a ser computados em 2010. O levantamento atual mostra que o mês de junho foi o melhor na linha história e o segundo melhor mês entre todos os outros.
Em comparação com o mês de 2022, houve uma redução de 16,13%. Já com com o mesmo período de 2019 foram registradas 246 ocorrências de CVLI, o que para este ano representa 36,59% de redução.
Investimentos
A redução é resultado dos investimento que o Governo do Estado vem realizando na área da segurança pública, como as Usinas da Paz, aumento de efetivo e ações integradas, novos equipamentos e outros.
Comentar