Nos automóveis equipados com injeção eletrônica, o sistema de alimentação de combustível é formado pela bomba de combustível, pelo filtro e pelo regulador de pressão, um conjunto que tem a função de disponibilizar a quantidade ideal de combustível em todas as possíveis condições de funcionamento do motor. A bomba de acionamento elétrico aspira o combustível no tanque e fornece – através do filtro – combustível ao tubo distribuidor, onde estão fixadas as válvulas de injeção.
Os bicos injetores (válvulas de injeção) pulverizam o combustível, formando uma mistura ar/combustível no coletor de admissão. Dependendo do sistema de injeção eletrônica do carro, a bomba de combustível pode estar montada dentro ou fora do tanque de combustível. Em ambos os casos, o combustível aspirado do tanque passa por um pré-filtro antes de entrar na bomba de combustível. Se a bomba estiver dentro do tanque, o pré-filtro estará localizado na extremidade da bomba de combustível.
O pré-filtro tem a função de filtrar o combustível antes de entrar na bomba e evitar que possíveis impurezas contidas no tanque comprometam seu funcionamento. O pré-filtro da bomba de combustível assegura o perfeito funcionamento e a vida útil da bomba. Sendo assim, recomenda-se a verificação periódica a cada 30 mil quilômetros rodados e a troca obrigatória sempre que a bomba de combustível for substituída. Também é recomendada uma inspeção interna no tanque de combustível para avaliar impurezas que possam comprometer o funcionamento do sistema.
Outro importante componente do circuito é o filtro de combustível, que está instalado após a bomba elétrica e tem como função manter livre de impurezas o combustível que será pulverizado pelas válvulas de injeção. A não realização da troca do filtro no período recomendado e a qualidade do combustível podem ocasionar entupimento do filtro, comprometendo o fluxo de combustível, obrigando a bomba a trabalhar sobrecarregada e interferindo diretamente em sua vida útil. Para garantir que não ocorram eventuais problemas com a bomba e com o funcionamento do propulsor, recomenda-se que a troca do filtro de combustível seja realizada conforme as orientações do fabricante do veículo contidas no manual do proprietário.
As bombas de combustível de última geração atendem rígidas exigências, como baixo ruído e alto isolamento contra interferências; alta durabilidade e garantia de fluxo constante; e perfeito funcionamento em caso de fornecimento a quente. Disponíveis em 3 versões (bomba de combustível externa ao tanque, bomba de combustível interna ao tanque e conjunto bomba de combustível completo), elas também funcionam perfeitamente mesmo que o tanque de combustível esteja abastecido 100% com álcool, graças a itens como um coletor especial de carvão, uma nova escova de carvão específica para uso com álcool, um conector elétrico selado (que impede o contato das partes metálicas com o combustível), fios de alimentação embutidos na tampa (eliminando a conexão entre o chicote e a bomba de combustível) e novos componentes metálicos. Todas essas inovações foram desenvolvidas para impedir a corrosão dos terminais elétricos e os componentes internos da bomba de combustível.
VEJA MAIS NO SITE DO AUTO DESTAQUE.
Comentar