Belém está localizada na zona de clima tropical úmido, com temperaturas elevadas e chuvas frequentes ao longo do ano. A cidade das mangueiras tem proximidade com a linha do Equador, o que significa que recebe altos níveis de radiação solar durante todo o ano. Esses fatores climáticos, causam aquele sensação de ambienta abafado e extremamente quente, o qual tem sido notado com mais frequência ultimamente.
De acordo com dados do site ClimaTempo, para esta terça-feira (19), os belenenses vão experimentar mais uma onda severa de calor, que poderá atingir a máxima de 34º célsius. O pico da temperatura deve ocorrer por volta das 16h, o que irá provocar uma noite também quente na cidade. Há possibilidade de chuva, mas que deve ser breve.
Belém sempre foi conhecida por ser uma cidade quente, mas os efeitos do aquecimento global vem aumentando ainda mais as temperaturas registradas na capital. De acordo com um levantamento feito pela ONG CarbonPlan, da Califórnia, analisado, Belém será a segunda cidade mais quente do mundo no ano de 2050, atingindo 222 dias de calor perigosamente alto.
As altas temperaturas provocam graves prejuízos à saúde, e podem causar episódios de tontura, náusea, desmaio, confusão, câimbras, dores de cabeça, transpiração intensa e cansaço.
Para tentar amenizar o calor e prevenir possíveis danos ao corpo, a Defesa Civil recomenda hidratação, evitar ambientes com grandes aglomerações e ficar em locais arejados, usar soro fisiológico nos olhos e narinas, se proteger do sol com bonés, roupas leves e protetor solar.
Comentar