Um dos elementos mais especiais do Círio, a berlinda conduz a imagem de Nossa Senhora de Nazaré concetra olhares dos devotos por guarda a imagem da Padroeira da Amazônia. Para as procissões deste ano, a peça passará por restauração.
Atrelado á corda puxada por romeiros durante a Trasladação e a grande procissão do segundo domingo de outubro, o objeto passará por um restauro que deve durar aproximadamente dez dias, a partir desta segunda-feira (18). A reforma é uma ação da Diretoria da Festa de Nazaré, na Estação dos Carros Luciano Brambilla, em Belém.
O trabalho será feito por uma empresa especialista que conduzirá os trabalhos a fim de preservar os traços originais da berlinda, criada pelo escultor João Pinto, em 1964.
Além do restauro na parte externa, todo um cuidado passa por outras partes da berlinda: como as luzes em led, instalada no interior do carro, em 2012 e também nos pneus e freios, a fim de que ela possa ser utilizada sem problemas ou incidentes durante as procissões.
Com prazo de finalização dos trabalhos prevista para o dia 28 deste mês, a berlinda será decorada para a Trasladação na noite da sexta-feira, dia 6 de outubro, antes de sair as ruas. O uso da Berlinda é iniciado em 1835, sendo o objeto carregado por um religiosos ou autoridades civis durante o trajeto.
Comentar