A procissão do Círio de Nazaré 2023 requer cuidados para os romeiros, em especial aqueles que irão pagar promessa na corda dos devotos que puxa a berlinda de Nossa Senhora de Nazaré.
Sobre isso, os romeiros devem se cercar de cuidados para evitar algum tipo de problema, principalmente um desmaio ou mal-estar, uma vez que Belém terá um clima de muito calor e alta temperatura.
“É importante mencionar que a pessoa que deseja acompanhar o Círio precisa estar bem alimentado, o que significa que não devem exagerar, pois isto pode causar futuros desconfortos gastrointestinais como o empachamento e mal-estar, e também não se deve comer pouco para não comprometer a energia indispensável para conclusão do percurso”, explica a nutricionista Renata Rocha.
“Sendo assim, se faz necessário investir em uma alimentação mais leve e rica em nutrientes, evitando-se o consumo de gorduras e açúcares, investindo-se em frutas, verduras, legumes, carboidratos integrais e proteínas brancas”, afirma.
Por se tratar de calor e aglomeração, a hidratação é muito importante para a procissão e também se refrescar do calor. A hidratação também poderá ser feita com sucos ou a boa e velha água de coco.
“A hidratação também é de grande importância antes, durante e após a romaria, seja através da ingestão de água mineral, sucos naturais ou água de coco que, além de hidratar, vão amenizar a sensação de calor. Válido também para a trasladação, pois, apesar de ser no período noturno, o aglomerado de pessoas causa o aumento de temperatura e sudorese”, destaca.
Renata salienta que ao sair de casa no dia da grande procissão, os romeiros devem ter um cuidado especial com alimentação e hidratação. Uma boa noite de sono também é fundamental.
“Um bom café da manhã antes de sair de casa é primordial para se evitar problemas durante a caminhada. Dar preferência por boas fontes de carboidratos, podendo ser um pão integral e até mesmo a tapioquinha que é característico da nossa região, acompanhado de ovos, frutas e suco natural ou café. Se fizer uso de leite, optar pelo desnatado. Para refeições maiores como o almoço e jantar, válidas também boas escolhas de carboidrato integral como o arroz ou o macarrão integral; uma fonte de proteína branca como frango ou peixe, acompanhado de verduras, legumes e frutas”, finaliza.
Comentar