Foi realizada nesta quinta-feira (14) a abertura da festa do Çairé 2023, um evento cultural tradicional realizado por moradores da vila de Alter do Chão, em Santarém, oeste paraense. A cerimônia de iniciação ocorreu no barracão do Çairé, local que abençoou e é onde os ritos tradicionais da festa acontecem.
VEJA TAMBÉM: Mastro de madeira desaba na cabeça de brincante no Çairé
Após a benção, as personalidades da festa seguiram acompanhados por uma multidão para buscar os mastros, que foram deixados no ultimo sábado na praia. Em procissão todos seguiram de volta pelo mesmo caminho.
A frente da procissão vem o capitão, que é a autoridade máxima da festa. É ele quem conduz os personagens do Çaíre. Em seguida vem a çaraípora, conduzindo o símbolo maior da festa. No meio da multidão vem a banda "espanta cão", formada também por moradores da ilha, que agitam e dão ritmo à toda a cerimônia.
Uma família de cariocas está há quatro dias em Alter do Chão. O grupo de turistas ficou impressionado com a demonstração cultural que viram.
"Eu gosto muito, acho muito bonito toda essa dedicação. Toda essa preparação deles, da cidade", comentou um membro da família.
"eu achei isso muito bacana, uma experiência de vida que a gente tem pra compartilhar com as pessoas", afirmou uma das turistas.
Para garantir a segurança durante os dias de festa, a Polícia Militar reforçou o efetivo de servidores na vila. Cerca de 700 policiais trabalham diariamente no policiamento ostensivo.
A festa do Çairé é apoiada pelo Governo do Estado, que considera o evento tradicional como parte da cultura e do folclore do Pará. Neste ano, o Çairé celebra 50 anos de retomada e será todo transmitido pela TV Cultura do Pará e pelo Portal Cultura.
Confira mais detalhes sobre a festa na reportagem da RBATV:
Comentar