No evento de lançamento do novo PAC, no Theatro Municipal do Rio, na sexta-feira, o governador Helder Barbalho foi escolhido para falar em nome dos demais governadores. Uma demonstração inequívoca de seu prestígio em âmbito nacional. Helder saudou o presidente Lula, os ministros, citou nominalmente os demais governadores e fez referência carinhosa à ex-presidenta Dilma, destacando este “novo tempo de reconstrução do nosso país, em que as relações civilizadas se restabelecem, em que é possível estar no mesmo ambiente aqueles que pensam iguais, aqueles que pensam diferente”.
RECONSTRUÇÃO
Helder não esqueceu o cenário anterior. “Aqueles que renovaram o mandato podem ter a comparação do quão difícil foram os últimos tempos quando tivemos nós, governadores, que instituir a força de um fórum de governadores para defender o pacto federativo e o respeito a cada unidade da federação”, disse. Sobre o PAC, afirmou que “proporcionará com que obras estratégicas possam acontecer, com que o nosso país seja mais competitivo. Isto irá convergir respeitando as particularidades e desafios regionais. Que possamos gerar emprego para um país forte e pujante”.
INVESTIMENTOS
Em nenhum outro momento da história da República, o Pará foi tão aquinhoado com verbas públicas federais como neste novo PAC, lançado anteontem pelo presidente Lula, no Rio. Serão investidos R$ 75,2 bilhões em obras e serviços para melhorar a vida da população paraense, até 2026. As obras mais importantes são a ponte sobre o rio Xingu BR-230, a duplicação da BR-316 (Castanhal/Trevo de Salinas), a pavimentação da BR-308 (Viseu/Bragança), a derrocagem do Pedral do Lourenço e moradias do Minha Casa, Minha Vida.
ÊXITO
São altamente positivos os efeitos dos dois grandes eventos – Diálogos Amazônicos e Cúpula da Amazônia – realizados na semana passada em Belém, atraindo a atenção do mundo para os debates sobre meio ambiente e questão climática. Para os que receavam um colapso pela presença de milhares de visitantes, o resultado final foi tranquilizador. As pessoas que estiveram em Belém desfrutaram de tranquilidade e segurança. Uma prova incontestável da capacidade de organização da prefeitura e do governo estadual, aliada à tradicional hospitalidade do povo paraense.
AGRICULTURA
O Plano Safra investe mais de R$ 2 milhões para assentados em São Domingos do Araguaia com recursos liberados nos primeiros dias da edição de 2023. A prioridade é atender a agricultura familiar. As verbas se destinam a contribuir para a aquisição de matrizes, reforma de pastagens e construção de cercas e currais. O dinheiro representa a efetivação acelerada do Plano Safra da Agricultura Familiar, lançado pelo governador Helder Barbalho no dia 5 de agosto, na programação dos Diálogos Amazônicos, no Hangar, na capital Belém.
ANGELIM
O Ideflor-Bio iniciou estudos para proteger a maior árvore da América Latina e quarta maior do planeta. O angelim-vermelho com 88,5 metros de altura e 3,15 metros de diâmetro foi encontrado no município de Almeirim, no oeste paraense. Técnicos do instituto sobrevoaram na sexta-feira (11) a área onde está o angelim (Dinizia excelsa), que mede 88,5 metros de altura e 3,15 metros de diâmetro, altura equivalente a de um prédio de 30 andares. Na ocasião, a equipe de Biodiversidade identificou inúmeras árvores que devem ter altura superior a 70 metros.
TRANSPORTE
Entre 2019 e 2022, o sistema de transporte público brasileiro por ônibus registrou queda de 24,4% na demanda, em boa parte por causa da pandemia. Deixaram de ser realizados 8 milhões de deslocamentos de passageiros por dia, em média, contra 33 milhões de viagens por passageiros pagantes em 2019. No ano passado, a demanda atendida pelos ônibus urbanos caiu para 25 milhões de viagens de passageiros. A informação foi divulgada pelo Anuário 2022-2023 da Associação Nacional de Transportes Urbanos.
CALDEIRA
Uma fiscalização do Ministério Público do Trabalho PA-AP à empresa Indústria e Comércio de Conservas Moliz Palmeiral Ltda (Conservas Moliz) resultou na interdição de uma caldeira. O estabelecimento fica na margem esquerda do rio Mutum, em Breves, no Marajó. A caldeira é um equipamento muito utilizado na indústria e tem como função gerar vapor, a partir da queima de combustível. Com a interdição da máquina, o MPT recomendou que a empresa providencie o treinamento e a qualificação do trabalhador que opera atualmente a caldeira.
LINHA DIRETA
A Seplad informa que amanhã, segunda-feira (14), dia facultado pelo governo estadual, em razão do feriado de Adesão do Grão Pará à Independência do Brasil (15), as unidades da Estação Cidadania não abrirão ao público.
Os serviços serão retomados quarta-feira (16), conforme agendamento prévio, e de acordo com as demandas oferecidas pelos órgãos parceiros nas Estações. Os atendimentos que estavam marcados para o dia 14 de agosto foram reagendados, sem prejuízos aos usuários.
O Pará não tem nenhuma cidade incluída na lista do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal, portanto não há impedimentos no momento para qualquer tipo de repasse da União a nenhum dos 144 municípios.
A escola Aurea de Moraes, na vila de Araquaim, em Curuçá, foi completamente reformada e ampliada graças aos recursos decorrentes da emenda parlamentar destinada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Chicão (MDB).
De acordo com o DataSUS, de janeiro a junho deste ano, o Sistema Único de Saúde contabilizou 7.296 internações de ciclistas, uma média de 40 registros por dia. No mesmo período, 152 pessoas perderam a vida.
Em função do feriado de 15 de agosto, as sessões ordinárias na Assembleia Legislativa neste segundo semestre só terão andamento de fato a partir da próxima semana, no dia 22 de agosto, terça-feira.
Na terça-feira passada, 8, o presidente da casa, deputado Chicão, chegou a abrir oficialmente os trabalhos para este segundo período, mas em função da Cúpula da Amazônia, que ocorreu nos dias 8 e 9 no Hangar, a sessão foi suspensa para que os parlamentares pudessem acompanhar as discussões.
Comentar