Inovação, tecnologia, pesquisas e novas práticas que propiciam o desenvolvimento econômico da Amazônia de maneira sustentável. Esse foi o foco central do DIÁRIO Talks, realizado, na noite de ontem (10), no hotel Grand Mercure, em Belém, e que teve como tema “A Inovação como rota para a produção com sustentabilidade na Amazônia”. O evento foi organizado pelo Grupo RBA, por meio do DIÁRIO do PARÁ e DOL, em parceria com a Hydro. Participaram do evento o secretário estadual de Meio Ambiente Mauro O’ de Almeida, o presidente da Gaspará Flexa Ribeiro, o deputado estadual Iran Lima, o vice-presidente sênior de Relações Externas para Hydro na América do Sul Anderson Baranov e o vice-presidente executivo da Hydro, John Thuestad.
O DIÁRIO Talks reuniu os executivos da Hydro e pesquisadores da UFPA, de órgão públicos e empresas que destacaram a necessidade do desenvolvimento sustentável na Amazônia. “A região amazônica é o foco do planeta, e sustentabilidade é a palavra do momento. Sabemos dessa importância, que extraímos da Amazônia, mas precisamos adotar medidas sustentáveis que mantenham essa natureza viva e que continue gerando emprego e renda para o desenvolvimento da região”, disse Eduardo Figueiredo, diretor de Sustentabilidade e Social da Hydro.
PESQUISAS
Durante a programação, as palestras enfatizaram que essa sustentabilidade se pauta por meio de pesquisas em parceria entre o público e o privado. “A Hydro desenvolve pesquisas que ajudam a produção acontecer de maneira sustentável. Firmamos parcerias com a UFPA, Universidade Federal Rural do Pará, o Museu Emílio Goeldi, assim como o Governo do Pará, porque temos o interesse de manter a floresta em pé, e isso se faz por meio da ciência. Isso também envolve capacitar pessoas para que nos ajudem a desenvolver a Amazônia com responsabilidade ambiental”, declarou Raphael Costa, diretor de Inovação e Sustentabilidade da Hydro.
O desenvolvimento sustentável da Amazônia também se embasa na necessidade de coibir as desigualdades sociais do Pará e da região. “A nossa responsabilidade social também envolve pessoas, uma missão que temos junto à população da região, que já viviam nela antes de chegarmos. Então, a adoção de medidas inovadoras, tecnologia e pesquisa ajudam a preservar a Amazônia, mas também a cuidar das pessoas, gerando emprego e renda”, completou Eduardo Figueiredo, da Hydro.
Fomento
Dessa forma, o DIÁRIO Talks abordou nas apresentações exemplos de práticas exitosas de produção de empresas e pesquisas de universidades que visam a sustentabilidade da Amazônia. Um tema cabível que, inclusive, pautou o projeto do DIÁRIO do PARÁ, por saber da relevância da região. “O DIÁRIO, nos últimos dois meses, divulgou matérias especiais de pessoas e empresas do setor produtivo que destacaram o respeito ao meio ambiente. Essa foi a motivação de desenvolver esse projeto com a Hydro”, disse Nilton Lobato, diretor comercial do Grupo RBA.
“O mundo discute sobre a Amazônia há anos. Acabamos de ter os Diálogos Amazônicos e a Cúpula da Amazônia, que antecedem a COP 30 que será aqui, em 2025. Foram eventos que discutiram a questão da sustentabilidade da região. Isso se faz pelos meios tecnológicos, com inovação e pesquisa, que orientam a atuar no vasto e rico território amazônico com responsabilidade socioambiental. Por isso, o Grupo RBA se mostra envolvido nesse processo e tem a satisfação de promover o DIÁRIO Talks, que ajuda a fomentar a discussão e estimular empresas e centros de pesquisas a se envolverem mais no assunto”, concluiu Camilo Centeno, presidente em exercício do Grupo RBA.
Comentar