A agremiação cultural Tucuxi conquistou o bicampeonato do Festival dos Botos do Sairé 2023, que foi disputado em Alter do Chão, às margens do Rio Tapajós, em Santarém, oeste paraense. Com o novo título, o Tucuxi chegou aos 12 títulos.
Como tema, o boto cinza deu destaque ao “Yandé, o Çairé" e obteve 477,5 pontos, contra 475 do Cor de Rosa. A apuração foi feita na tarde desta segunda-feira (18), no Lago dos Botos. Yandé é uma palavra indígena e remete ao espírito colaborativo, que significa nós ou nossos.
LEIA MAIS CONTEÚDO NO PARCEIRO DO DOL: OESTADONET
Durante as avaliações, foram levados em consideração dos votos o apresentador, cantador, rainha do çairé, cabocla borari, curandeiro, rainha do artesanato, boto homem, boto animal, rainha do lago verde, carimbó, organização do conjunto folclórico, alegorias; ritual, letra e música e a galera.
A apresentação trouxe citações aos ancestrais indígenas boraris, a aldeia, a vida, a tradição, o povo, os caciques, os encantados, os artesãos, os catraieiros, os rezadores, os barraqueiros, as doceiras e todos os atores que fazem do Çairé.
Comentar