plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$

home
DIREITOS HUMANOS

MDHC assina acordos com Pará sobre cidadania no Marajó

Com a participação dos ministros Silvio Almeida e Marina Silva, novas etapas do Programa Cidadania Marajó serão anunciadas, como o Fórum Permanente da Sociedade Civil e a implementação do Centro de Referência de Direitos Humanos no arquipélago

twitter pinterest whatsapp Google News
Imagem ilustrativa da notícia MDHC assina acordos com Pará sobre cidadania no Marajó camera Acordo visa ações para o combate à exploração sexual de crianças e promoção da cidadania no Marajó | Agência Pará/Marcelo Seabra

Uma série de iniciativas lideradas pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) serão anunciadas nesta sexta-feira (4), em Belém, no Pará, no âmbito do Programa Cidadania Marajó. Em paralelo à programação da Cúpula da Amazônia, realizada na capital paraense, o MDHC irá oficializar acordos e parcerias com o governo do estado do Pará e com ministérios parceiros nas ações, como o Meio Ambiente e Mudança do Clima; Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar e da Igualdade Racial.

Entre os destaques está a instalação do Fórum Permanente da Sociedade Civil do Marajó. Com a participação do ministro Silvio Almeida e da secretária-executiva Rita Oliveira, entre outras autoridades, o objetivo do fórum é garantir a participação social na implementação das políticas públicas coordenadas pelo programa. O serviço pretende articular a rede de direitos humanos em um primeiro escritório regional, em um dos territórios mais pobres do país. A criação do colegiado ocorrerá às 10h30, na sede da Assembleia Legislativa do Pará.

Na mesma localidade, representantes do governo federal assinarão Acordo de Cooperação Técnica com o governador do Pará, Helder Barbalho, para que sejam instalados Centros de Referência de Direitos Humanos do MDHC em conjunto com as Usinas da Paz que serão construídas no arquipélago. A Usina da Paz é um equipamento do governo do Estado do Pará voltado à prestação de serviços a comunidades locais e à redução dos índices de violência. O investimento será de R$ 2 milhões.

Com órgãos parceiros do governo federal, estão previstas, ainda, assinaturas de um acordo interministerial sobre o Plano de Respostas Socioambientais para o Marajó, entre os ministérios do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar (MDA), da Igualdade Racial (MIR) e da Agricultura e Pecuária (Mapa). Também será firmado um protocolo de intenções com o ministério da Defesa para a construção de protótipo de lanchas para a equipagem de Conselhos Tutelares.

O evento será aberto para jornalistas e terá transmitido pelo Youtube do MDHC e também pela TV Alepa.

Sobre o Cidadania Marajó

Instituído em maio de 2023, o Cidadania Marajó tem como objetivo o enfrentamento ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes e a promoção de direitos humanos e acesso a políticas públicas no Arquipélago de Marajó, no Estado do Pará, articulando uma série de políticas formuladas considerando a especificidade da região, em diálogo com a sociedade civil.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias