A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), divulgou, nesta quinta-feira (3) o plano de rearborização da avenida Almirante Barroso, referente à área de intervenção da obra de reforma do Mercado de São Brás. Ao longo do canteiro central da Almirante, serão plantados ipês rosas. Nas calçadas, no trecho entre as travessas Antônio Baena e Chaco, serão plantados paus pretos.
VEJA TAMBÉM: Falta de arborização eleva temperatura em Belém
No total, cerca de 300 novas árvores serão plantadas na cidade. O prazo para a execução do plantio é de até 60 dias a contar desta quinta-feira, 3 de agosto. A medida é para suprir os danos ambientais causados pela supressão de árvores em decorrência da obra no Mercado. Compromisso assumido pela empresa responsável pela obra com a Semma, por meio de um Termo de Compensação.
Pelo documento, caso haja descumprimento ou violação das cláusulas ou obrigações apresentadas no termo por parte da empresa, a mesma será multada no valor de R$ 150 mil.
Necessidade
De acordo com a Diretoria de Desenvolvimento Urbano da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), responsável pela obra de reforma e requalificação do Mercado de São Brás, a retirada dos vegetais se deu pela necessidade de ajustar o traçado da via para viabilizar as obras do subsolo/garagem do Mercado de São Brás, a fim de minimizar os transtornos na estrutura da unidade, que está causando riscos a usuários e servidores que transitam pelo local. Além disso, o projeto de revitalização do Mercado de São Brás prevê a arborização do entorno do prédio.
Comentar