A programação do Fórum das Cidades Amazônicas, durante o período da tarde dessa quinta-feira, 3, foi marcada pelas plenárias temáticas dos prefeitos e prefeitas participantes, para a construção da Carta de Belém.
Começa em Belém o Fórum das Cidades Amazônicas
Os gestores foram distribuídos em dois grupos: Governabilidade ambiental/Bioeconomia e Capacidades Institucionais para construírem e finalizarem a carta. O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, participou do grupo que construiu a carta com o tema sobre meio ambiente e bioeconomia.
O objetivo da carta é pedir aos presidentes que o Fórum de Lideranças Amazônicas seja incorporado como uma instância permanente. O documento será assinado pelos prefeitos (as) brasileiros (as) e convidados da Pan-Amazônia e ministros.
A Carta será lida pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, principal organizador do encontro na capital paraense. E também será entregue por ele para o presidente Lula e para presidentes da Pan-Amazônia durante a Cúpula da Amazônia, evento que ocorre na próxima semana também na capital paraense, nos dias 8 e 9 de agosto.
Encerramento
A última atividade dessa quinta-feira foi um encontro dos prefeitos com a presidente executiva do Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (Flonplata), Luciana Botafogo.
Ela apresentou o Banco e destacou a parceria da instituição com alguns municípios dos países amazônicos, entre eles Belém, na qual o banco será o financiador do projeto da Bacia do Mata Fome.
Comentar