O cuidado com as pessoas tanto na manutenção da saúde física, quanto mental, é uma das missões de uma unidade hospitalar. Mesmo dentro de um ambiente que vivencia diariamente situações de incertezas e dor, há esperança e solidariedade, as quais proporcionam laços que se estreitam para o resto da vida. Como forma de celebrar os elos, os países da América do Sul, nesta quinta-feira (20) comemoram o Dia do Amigo, ainda que data, mundialmente, a data seja celebrada no dia 30 de julho.
Como forma de garantir sorrisos, afeto e, sobretudo, destacar a importância do próximo na vida do outro, o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), em Belém, durante essa semana, lançou o "Correio da Amizade". Mesmo diante de tanta tecnologia, os moldes tradicionais, que perpassam gerações, ainda são os meios mais emotivos de dizer o quanto alguém é especial. Então foi através das cartinhas, a forma usada para ser a ponte para expressar a gratidão uns pelos outros.
“É como um correio de verdade. Fizemos questão de realizar a entrega dos cartões e bilhetes para surpreender cada pessoa. Sabemos que esses gestos fortalecem o afeto e o relacionamento interpessoal, tornando o ambiente hospitalar mais saudável e agradável, pois é o local que criamos muitos vínculos sociais e influenciam diretamente no clima organizacional, por isso, é importante fortalecer esse contato”, explicou a psicóloga Radharani Andrade.
LEIA TAMBÉM:
+ Brasil tem recorde em registros de racismo e homofobia
+ Conheça o projeto de jovens negociadores do clima da ONU
+ Número de atletas LGBT+ mais do que dobrou na Copa, diz site
A ação contou com a distribuição de cartões com espaço para escrever palavras de motivação, elogios e agradecimentos, além do nome do destinatário.
Vínculos fortalecidos
Lourenço dos Santos, 81 anos, faz Hemodiálise no HRAS há 6 meses. Morador do Tapanã, ele ficou sensibilizado ao receber o cartão com a mensagem de carinho e esperança, da técnica de enfermagem Regiane Vilhena. "É muito bom receber esse carinho. Ficamos muito tempo aqui e os profissionais estão sempre prontos para nos ajudar", disse.
A auxiliar administrativa da Agência Transfusional do HRAS, Letícia Adad, considera os colegas de trabalho a sua segunda família. Ela escolheu o enfermeiro do setor para homenagear. “O enfermeiro Edilson é um presente que chegou no nosso setor. Ele me ouve, é um amigo que está presente nos momentos bons e ruins”, disse.
Para o enfermeiro Edilson Cardoso que foi surpreendido com a mensagem de carinho da amiga e retribuiu o gesto, esse tipo de atitude é fundamental no dia-a-dia. “Ter um amigo no ambiente de trabalho é produzir melhor, é ter um ambiente leve, acolhedor e aconchegante. A parceria da amizade é de grande valia e nos impulsiona a ser alguém melhor todos os dias”, pontuou. A enfermeira do Núcleo de Educação Assistencial (NEAS) do HRAS, Jamilly Silva, enfatiza que as pessoas passam mais tempo da sua rotina com os colegas de trabalho do que com a família, por isso é importante estabelecer uma relação afetuosa e de respeito. “E ações como essa nos faz relembrar o quanto é importante demonstrar aos nossos amigos que eles são necessários e fazem parte do nosso processo de crescimento e transformação pessoal, afinal, é através da amizade que nós construímos valores e pensamentos”, ponderou.
Saúde emocional
A vinculação afetiva faz parte da saúde mental de qualquer ser humano. Experimentar o desenvolvimento de laços com outras pessoas tem participação. “Somos seres que precisamos nos relacionar, e, quanto mais você se relaciona, mas experiência de vida você adquire. E a amizade, seja em qualquer âmbito profissional ou pessoal, é uma fonte de felicidade e ajuda no desenvolvimento emocional. E através de ações simples, conseguimos estreitar e fortalecer elos”, observou.
Comentar