Durante uma expedição marinha que tinha como com o objetivo encontrar um jovem tubarão, pesquisadores se depararam com uma criatura rara que não era avistada há décadas. A descoberta foi feita em 6 de junho, na costa de Cedar Key, no nordeste da Flórida. O peixe é um exemplar de uma fêmea adulta de peixe-serra. O caso foi reportado pelo jornal La Nacion.
O peixe-serra-de-dentes-pequenos (Pristis pectinata), de cerca de 4 metros de comprimento, apareceu inesperada naquele dia, para surpresa da equipe. O grupo, liderado pelos renomados cientistas marinhos Dean Grubbs e Gavin Naylor, do Laboratório Costeiro e Marinho da Universidade Estadual da Flórida e do programa de pesquisa de tubarões do Museu de História Natural, pensavam estar lidando com um tubarão-enfermeiro. Afinal, é sabido que tubarões-enfermeiros e peixes-serra compartilham habitats.
Veja também:
Vídeo: ataque de golfinho deixa 5 feridos no Japão
Vídeo: peixe-remo, que “prevê" desastres, surge em Taiwan
Milhares de "peixes-pênis" são achados em praia da Argentina
No momento em que o barco começou a balançar de forma incomum, Grubbs, com sua intuição experiente, soube que tinham tropeçado em algo maior e mais intrigante do que um tubarão. Quando finalmente avistaram a criatura, suas suspeitas foram confirmadas – era de fato um peixe-serra.
Além disso, os pesquisadores descobriram cicatrizes de acasalamento no corpo do peixe-serra, um sinal esperançoso de que esta espécie ameaçada está se reproduzindo novamente. Rapidamente, marcaram o espécime, um processo que permitirá monitorar a criatura ao longo da próxima década e potencialmente contribuir com percepções para a sobrevivência e recuperação da espécie.
VEJA O RARO PEIXE-SERRA:
Comentar