Moradores do complexo São Félix, em Marabá, sudeste do Estado, agora podem contar com mais um posto fixo para emissão do documento de identidade. A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Pública do Pará, através da Polícia Civil, iniciou atendimentos à população nesta quinta-feira (13), na Unidade Integrada de Segurança Pública (UISP), das 8 às 14 h, com agendamento através do site da Polícia Civil.
O superintendente de Polícia Civil no sudeste do Pará, Vinícius Cardoso, destacou que se trata de uma reivindicação antiga da população dos bairros São Félix, Morada Nova, Murumuru, zona rural e toda margem direita do Rio Tocantins.
“Hoje, quando o cidadão entrar para fazer o agendamento da identidade, terá duas opções: Estação Cidadania do Shopping ou posto de identificação do Núcleo São Félix. É uma inauguração definitiva, patrimônio da região de Marabá. A gente espera que a população compareça em massa, o atendimento está célere, quem entrar no site e fazer o cadastro hoje será agendado para amanhã”, detalha o delegado, informando que inicialmente são 20 atendimentos diários, com expectativa para ampliação.
O secretário regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará, João Chamon Neto, afirma que se trata de mais uma conquista na efetivação do posto da Polícia Civil, a fim de minimizar a demanda reprimida de fornecimento de carteira de identidade. “Temos procurado diminuir essa demanda com várias ações, ampliando locais de fornecimento da identificação. Gostaria hoje de festejar com a comunidade de São Félix, a instalação definitiva do posto permanente de atendimento às pessoas necessitadas deste documento”, comemora o secretário.
DOCUMENTOS
Os documentos necessários para emissão de RG são certidão de nascimento ou casamento original, duas fotos 3X4, comprovante de residência e CPF. A primeira via é totalmente isenta de taxa, já a segunda via, se o interessado tiver perdido seu documento é cobrada uma taxa, exceto no caso que o extravio seja decorrente de roubo ou furto - nesse caso o interessado tem de registrar o Boletim de Ocorrência e procurar o posto de identificação num prazo máximo de 30 dias.
A previsão é de que outros mutirões serão realizados em Marabá para abarcar essa população, além do projeto da delegacia itinerante, que visam reduzir a demanda da Estação Cidadania.
Na UISP, o tempo médio de atendimento para o usuário sair com a carteira de RG em mãos está sendo de 40 minutos.
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ATENDIMENTO
O autônomo Raimundo Nonato dos Santos Barros, de 41 anos, morador do Residencial Tiradentes, foi o primeiro usuário a receber o RG na UISP. Ele estava com o RG vencido e precisava atualizá-lo. “Foi muito bom e rápido o atendimento. Agora estou com os documentos todos legalizados”, disse ele.
A estudante Liliane Mendes Martins, de 28 anos, aproveitou a oportunidade para emitir o primeiro RG da filha dela, Alicia Martins Fialho, de oito anos. “Foi uma mão na roda, porque no agendamento da Estação Cidadania estava disponível apenas para o ano que vem, aí como estávamos precisando com urgência, para fins de plano de saúde, viemos fazer nesse posto aqui. Valeu muito à pena ter vindo”, garante ela.
ESTAÇÃO CIDADANIA
A Estação Cidadania, que funciona no Shopping Partage Marabá, com emissão de RG pela Polícia Civil, realizou, no primeiro semestre de 2023, 8.331 atendimentos, o que equivale a uma média mensal de 1.388 RGs e 70 documentos de identidades diários.
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