Muito se fala em psicopatas e sociopatas, mas você sabe o que significa cada um dos temos e, principalmente, a diferença de cada um deles? Pois é, talvez você conheça alguns e nem saiba.
A psicopatia é considerada uma condição inata do indivíduo, ou seja, a pessoa já nasce psicopata. Em contrapartida, a sociopatia é desenvolvida durante a vida, por meio da educação, relações sociais ou traumas. Ambos têm características semelhantes, sendo a principal delas a noção distorcida entre certo e errado.
Leia também:
Saiba os signos que adoram perseguir e serem “perseguidos”
Cachorro é achado após anos oculto em pintura de Picasso
As palavras psicopata e sociopata são muitas vezes usadas de forma arbitrária, o que faz parecer que os dois termos significam a mesma coisa. No entanto, essas palavras nem são científicas. Médicos não diagnosticam pessoas como psicopatas ou sociopatas. Em vez disso, eles normalmente diagnosticam alguém como tendo uma série de condições, que nós então tendemos a simplificar.
Veja algumas diferenças:
Moralidade
Um psicopata não tem escrúpulos morais sobre a forma como pode prejudicar outras pessoas. Mesmo que, superficialmente, ele aparente ter
Sociopatas têm consciência
Um sociopata geralmente tem consciência e se sentiria mal por roubar dinheiro, por exemplo, mas geralmente o fará de qualquer maneira.
Falta de empatia
A semelhança, neste caso, é que ambos não têm empatia. Os dois roubarão seu dinheiro se assim desejarem. O sociopata pode se sentir mal com isso, mas provavelmente não terá a empatia para mudar de ideia.
Comentar