O feriadão de Corpus Crhisti foi marcado, em seu início, por muita tranquilidade na saída de quem preferiu aproveitar o feriadão em Mosqueiro e em Cotijuba. O terminal de linha de São Brás esteve tranquilo com pouca fila durante a manhã desta quinta-feira, 8. Já o trapiche esteve movimentado desde cedo, porém, tudo dentro da tranquilidade.
“A expectativa é que pelo terminal da linha Mosqueiro/São Brás esse movimento deva aumentar no sábado”, acredita Raimundo Rodrigues Neto, coordenador de Vistoria e Fiscalização (CFVI), da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob). A autarquia determinou o reforço operacional para garantir a oferta de ônibus para atender à demanda esperada para esse feriadão.
Tranquilidade
A oferta de ônibus foi garantida aos passageiros que embarcaram para Mosqueiro. A fila não estava longa e os ônibus saiam em intervalos de 20 minutos, com a capacidade dos assentos ocupados. Até 13h30 foram realizadas 21 viagens, saindo do terminal da linha Mosqueiro/São Brás, transportando 882 passageiros sentados.
“Está tudo tranquilo. Chegamos agora e já vamos embarcar”, disse a dona de casa Ana Silva. A idosa estava na fila da prioridade e disse que irá aproveitar a casa dela em Mosqueiro, junto com os netos, e deve retornar da ilha somente no sábado. “Vou aproveitar a praia e descansar”, disse a idosa.
A dona de casa Leila Costa Negrão estava acompanhada do marido, da mãe e do neto. Aguardava para embarcar no ônibus para Mosqueiro. Deve retornar no domingo, 11. “A gente sempre chega cedo por causa da fila. Hoje chegamos mais tarde e a tranquilidade surpreendeu”, observou Leila.
Cotijuba
Trapiche de icoaraci com boa demanda para esse feriado, conforme Cassio Costacurta, chefe de Divisão do Transporte Individual da Coordenadoria de Transportes Especiais (Cote) da Semob. Antes da bilheteria abrir, já havia muita gente na fila esperando para comprar passagem para o navio Solimões, relatou o chefe da divisão.
A partida estava prevista para 9h. Mas, por volta de 7h já havia fila em frente à bilheteria da Prefeitura de Belém. Segundo Cassio Costacurta, a venda das passagens encerrou-se às 8h30. O navio partiu com 231 passageiros, desse total, 122 inteiras, 41 meia-passagem e 68 gratuidades. Agentes de transporte organizaram a fila e orientaram o embarque seguro no navio, fiscalizando horário de saída e lotação.
Expectativa
“Chegamos cedo, inclusive, para evitar todo aquele amontoado de pessoas que buscam a ilha. Até agora está bem tranquilo. Mas a expectativa é que mais tarde vai estar mais lotado, por aqui, já que o navio sai somente às 9 horas”, pontuou a funcionária pública Carla Dema. Segundo ela, tem muita gente que chega de última hora e o feriado é longo. “A procura por esse paraíso vai ser imensa”, disse. A servidora pública tem uma casa em Cotijuba e vai aproveitar o feriadão para descansar um pouco junto com a família.
Outra prevenida foi a dona de casa Maria do Socorro dos Santos. Ela também tem uma casa na beira da praia. "Aproveitei para chegar cedo para garantir a gratuidade na travessia". A idosa espera grande movimentação nesse feriadão na ilha, por isso tratou de chegar antes do horário da bilheteria abrir.
VEJA TAMBÉM:
Mosqueiro terá mais ônibus durante o feriado da Semana Santa
Comentar