plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$

home
PRESENTE E FUTURO

Instagram mudou a vida das pessoas, mas é preciso ir além

A plataforma mudou nossas vidas e, cada vez mais, é importante entender de métricas, não apenas por quem atua na Comunicação, mas todo mundo que deseja melhorar sua presença digital.

twitter pinterest whatsapp Google News
Imagem ilustrativa da notícia Instagram mudou a vida das pessoas, mas é preciso ir além camera | Divulgação

Talvez você esteja lendo este texto no celular. Talvez tenha chegado até ele através das redes sociais, em especial, o Instagram. A plataforma, criada em 2010, ganhou destaque no Brasil anos depois e, atualmente, não apenas é parte do cotidiano de milhões de pessoas, como também serve para relatá-lo e mesmo (re)criá-lo. A vida passou a ser mais registrada, modificada por filtros e guiada por mudanças em algoritmos, tendências e a necessidade cada vez maior de produzir conteúdo e se apresentar ou mostrar seu empreendimento nas redes.

Segundo Andreza Alves, jornalista mestre em Comunicação pela Universidade do Minho (Braga - PT), hoje em dia até é “possível não estar no Instagram, dependendo do público que o negócio ou empreendedor tenha, mas não é recomendável que alguém não divulgue os seus diferenciais, serviços e valores nas redes sociais. Elas são essenciais também para captar novos clientes, estabelecer uma relação próxima com quem já é cliente e também, para tornar-se referência na área de atuação”, sintetiza a profissional, CEO da agência Chama Comunicação.

“Através das redes sociais, é possível ser um referencial para quem busca mais conhecimento e informação sobre um ramo de atuação”, destaca Andreza Alves, que possui experiência como redatora publicitária, analista de marketing e atendimento ao cliente.
📷 “Através das redes sociais, é possível ser um referencial para quem busca mais conhecimento e informação sobre um ramo de atuação”, destaca Andreza Alves, que possui experiência como redatora publicitária, analista de marketing e atendimento ao cliente. |Foto: Mauricio Igor

Algo semelhante afirma o publicitário e social media José Calasanz Jr., que destaca que para os negócios, hoje em dia, o Instagram também parece ser fundamental. “Mercadologicamente, ele é muito importante para um negócio porque é uma plataforma com 113,5 milhões de usuários. Isso permite conversar com o público que você deseja, entretanto, entre o desejo e o resultado, existem as métricas que determinam se eles foram alcançados ou não”, explica.

Mas, afinal, o que são métricas? É Calasanz que responde: “as métricas são números por trás do perfil que revelam o que você acertou e o que precisa melhorar para atingir os seus objetivos. Por isso, é fundamental saber o que elas significam e como analisá-las para descobrir quais os rumos que o seu perfil precisa seguir para crescer o seu negócio”, antecipa o analista de dados.

Como se nota, é fundamental entender mais (ou, pelo menos, o básico) sobre o assunto: “analisar as métricas do Instagram é, provável, uma das tarefas mais necessárias e, ao mesmo tempo, odiada por quem trabalha com mídias sociais. Isso ocorre por diversos motivos. Seja por não compreender o significado que o Instagram dá ou por não gostar de lidar com números. A verdade é que não dá para fugir das métricas hoje”, enfatiza Calasanz.

Atento a isto, ele irá promover um curso de 3 horas voltado para estudantes de comunicação, profissionais que trabalham com marketing digital e influenciadores que usam o Instagram como ferramenta de negócios e não sabem como analisar os seus resultados.

O curso ministrado por José Calasanz terá direito a certificado para todos os alunos.
📷 O curso ministrado por José Calasanz terá direito a certificado para todos os alunos. |Foto: Thiago Favacho.

O grande objetivo do curso é “mostrar como a área de Insights não é um bicho de sete cabeças e você pode interpretar os números de várias formas, seja para produzir conteúdo, para entender o seu público ou apresentar o resultado do que você fez”, explica o analista de dados.

É ainda ele que complementa que “seja social media, assessor de imprensa ou digital influencer não há um trabalho em mídias sociais que possa ser feito sem entender de métricas”.

O CURSO

Mesmo online, o curso terá edição será única e sem gravação. Saiba todos os detalhes agora mesmo: https://www.sympla.com.br/evento-online/metricas-do-insta-para-quem-nao-manja-de-metricas-online/1900755.

JOSÉ CALASANS JR.

José Calasanz Jr. é graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade da Amazônia (Unama) e possui ampla experiência no mercado de mídias sociais, comprovada também com formações em Monitoramento, Métrica e Análise de Dados em instituições como a Três Pontos Labs e o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD).

Atualmente, seu perfil pessoal foi deixado de lado para dar destaque ao seu principal produto, que é a Pense Play. A Pense Play tem como objetivo democratizar os conhecimentos sobre Dados, Análise de Métricas em Mídias Sociais, pois o publicitário compreende que os profissionais necessitam cada vez mais dessas informações e isto por vezes é escasso no Pará e na Amazônia. Também por isso foi criada a comunidade Métrica Power, na qual são realizadas lives, oficinas, cursos e treinamentos.

SERVIÇO

Quando? 06/05 (sábado), de 9h às 12h.

Investimento: R$ 120, podendo parcelar em até 12x. O pagamento também pode ser no PIX ou boleto.

Vagas limitadas! Garanta a sua agora mesmo: https://www.sympla.com.br/evento-online/metricas-do-insta-para-quem-nao-manja-de-metricas-online/1900755.

Veja também:

Mortal Kombat, 30 anos: paraense analisa alcance do game

Belém das marcantes: ritmo bomba no Youtube dos paraenses

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Tech

Leia mais notícias de Tech. Clique aqui!

Últimas Notícias