plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$

home
SAÚDE

Câmara debate jornada de pacientes renais no SUS

Audiência pública discutirá diagnóstico precoce e atendimento a pessoas com doença renal crônica nesta quinta-feira (22), em Brasília

twitter pinterest whatsapp Google News
Imagem ilustrativa da notícia Câmara debate jornada de pacientes renais no SUS camera Segundo dados do Censo Brasileiro de Diálise de 2020, o diabetes é a principal causa de doença renal crônica no mundo | Reprodução

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados realiza nesta quinta-feira (22), em Brasília, uma audiência pública sobre o atendimento a pessoas com doença renal crônica no Sistema Único de Saúde (SUS). O encontro será às 9h, no plenário 7, e tem como foco discutir o diagnóstico precoce e os desafios da jornada dos pacientes na rede pública.

A reunião foi solicitada pela deputada Fernanda Pessoa (União Brasil-CE), que destaca a necessidade de ampliar o debate sobre a assistência oferecida a pessoas com doenças crônicas, como o diabetes, que está entre as principais causas de comprometimento renal.

Conteúdo relacionado:

“O objetivo é discutir as falhas na rede de cuidado às pessoas com doenças renais e diabéticas, especialmente no acesso ao diagnóstico e tratamento”, afirma a parlamentar.

Segundo dados do Censo Brasileiro de Diálise de 2020, o diabetes é a principal causa de doença renal crônica no mundo e representa a segunda maior causa de entrada de pacientes em terapias como a hemodiálise no Brasil.

Quer mais notícias de saúde? acesse o nosso canal no WhatsApp

A deputada ressalta que a maioria dos casos evolui sem sintomas nas fases iniciais, o que dificulta a detecção precoce. “Na maior parte do tempo, a evolução da doença renal crônica é assintomática, fazendo com que o diagnóstico seja feito tardiamente. Nesses casos, o tratamento imediato mais comum é a hemodiálise”, explica.

A audiência pública deve reunir representantes da área da saúde, especialistas em nefrologia e entidades ligadas à atenção primária e ao tratamento de doenças crônicas no país.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Te Cuida

Leia mais notícias de Te Cuida. Clique aqui!

Últimas Notícias