
A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados realiza nesta quinta-feira (22), em Brasília, uma audiência pública sobre o atendimento a pessoas com doença renal crônica no Sistema Único de Saúde (SUS). O encontro será às 9h, no plenário 7, e tem como foco discutir o diagnóstico precoce e os desafios da jornada dos pacientes na rede pública.
A reunião foi solicitada pela deputada Fernanda Pessoa (União Brasil-CE), que destaca a necessidade de ampliar o debate sobre a assistência oferecida a pessoas com doenças crônicas, como o diabetes, que está entre as principais causas de comprometimento renal.
Conteúdo relacionado:
- Homem passa por cirurgias após complicações em harmonização peniana
- Suplemento comum retarda envelhecimento, diz estudo
- Freezer: veja alimentos que não devem ser congelados
“O objetivo é discutir as falhas na rede de cuidado às pessoas com doenças renais e diabéticas, especialmente no acesso ao diagnóstico e tratamento”, afirma a parlamentar.
Segundo dados do Censo Brasileiro de Diálise de 2020, o diabetes é a principal causa de doença renal crônica no mundo e representa a segunda maior causa de entrada de pacientes em terapias como a hemodiálise no Brasil.
Quer mais notícias de saúde? acesse o nosso canal no WhatsApp
A deputada ressalta que a maioria dos casos evolui sem sintomas nas fases iniciais, o que dificulta a detecção precoce. “Na maior parte do tempo, a evolução da doença renal crônica é assintomática, fazendo com que o diagnóstico seja feito tardiamente. Nesses casos, o tratamento imediato mais comum é a hemodiálise”, explica.
A audiência pública deve reunir representantes da área da saúde, especialistas em nefrologia e entidades ligadas à atenção primária e ao tratamento de doenças crônicas no país.
Comentar