
No próximo sábado (05), haverá o Dia E do projeto Ebserh em Ação – Agora Tem Especialistas, um esforço coordenado com a realização simultânea de cirurgias eletivas, consultas, exames diagnósticos e procedimentos terapêuticos em todos os 45 hospitais universitários federais da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, em todas as regiões do país.
Vinculado à Ebserh, o Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (CHU-UFPA) - formado pelos hospitais universitários Bettina Ferro de Souza (HUBFS) e João de Barros Barreto (HUJBB) - participará da ação com a realização de 38 cirurgias, 220 consultas e 514 exames e demais procedimentos, totalizando 772 atendimentos ao longo deste sábado, inclusive para a comunidade indígena.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
- Calor sufocante na Europa: o que isso revela do futuro?
- Hospital Santa Rosa adere ao Projeto Nacional de Higiene das Mãos
- Farmácias começam a reter receitas de canetas emagrecedoras
Nos dois hospitais do PA, serão atendidos pacientes que aguardam em fila de espera por cirurgia, consulta e/ou exame. De acordo com Regina Feio Barroso, superintendente do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh, a realização do mutirão neste sábado é parte de um esforço conjunto entre a Ebserh e o Ministério da Saúde para garantir a celeridade no acesso aos procedimentos já indicados aos usuários do SUS. “Nosso compromisso é com a efetivação do cuidado. Essa força-tarefa é resultado de um acordo de objetivos que busca acelerar o atendimento aos pacientes que já passaram pela primeira consulta e aguardam por exames ou cirurgias específicas na regulação municipal”, destaca a superintendente.
Quer mais notícias de saúde? acesse o nosso canal no WhatsApp
O Dia “E” faz parte do projeto Ebserh em Ação 2025, da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Alinhado ao programa Agora Tem Especialistas, lançado pelo presidente Lula com o Ministério da Saúde, o projeto contribui diretamente para a redução das filas e do tempo de espera no Sistema Único de Saúde (SUS).

Comentar