RBA Rádio Clube 99 FM Diário FM RBATV Diário do Pará TEM+ DOL
Busca
Tem+
home
ALERTA

Belém, Mosqueiro e Salinas terão maré alta nesta quinta-feira (19)

O cenário marítimo se soma ao alerta laranja emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), válido até sexta-feira (20).

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Belém, Mosqueiro e Salinas terão maré alta nesta quinta-feira (19) camera Belém enfrenta chuvas intensas e maré alta de 3,55m, aumentando o risco de alagamentos. | Wagner Almeida/Diário do Pará

O período mais chuvoso do ano já impõe desafios à rotina dos moradores de Belém. Nesta quinta-feira (19), além das precipitações intensas previstas para a capital paraense, a maré alta deve alcançar 3,55 metros ao meio-dia, elevando o risco de alagamentos em áreas ribeirinhas e pontos historicamente vulneráveis da cidade.

De acordo com a tábua de marés, a primeira maré baixa do dia ocorreu às 7h17, com 0,15 metro. A maré alta está prevista para 12h12, atingindo 3,55 metros, e a segunda maré baixa acontece às 19h32, novamente com 0,15 metro. O coeficiente de maré é 98, considerado muito alto, o que indica grandes variações no nível da água e correntezas mais intensas ao longo do dia.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Tomando como referência a Baixa-Mar Média Inferior (BMI), as alturas previstas giram em torno de 3,4 metros nas preamares e 0,4 metro nas baixamares. Para efeito de comparação, a preia-mar máxima já registrada em Belém é de 4,0 metros, enquanto a mínima chegou a -0,2 metro.

Alerta da Marinha para Mosqueiro e Salinas

Além dos dados da tábua de marés, a Marinha do Brasil emitiu alerta para pico de maré em Belém e na região litorânea do Pará. O aviso também inclui monitoramento em áreas como Mosqueiro e Salinópolis.

Quer mais notícias do Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp

Em Mosqueiro, os picos estão previstos para 11h29 (3,48 m) e 12h01 (3,43 m). Já em Salinas, as marés mais elevadas devem ocorrer às 8h29 (5,02 m) e às 20h44 (5,22 m).

Segundo a Marinha, o fenômeno pode provocar alagamentos em áreas ribeirinhas e costeiras, dificuldades no trânsito em regiões mais baixas e impactos em atividades portuárias, pesca e travessias.

Alerta de chuvas intensas

O cenário marítimo se soma ao alerta laranja emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), válido até sexta-feira (20). O aviso classificado como “perigo” prevê chuvas fortes, com possibilidade de ventos de até 100 km/h, aumentando o risco de quedas de árvores, interrupções no fornecimento de energia elétrica e transtornos no trânsito.

O sol nasceu às 6h23 e deve se pôr às 18h32, totalizando 12 horas e 9 minutos de luminosidade. A temperatura média do dia é de 25°C, enquanto a temperatura da água está em 28°C.

Com a combinação de maré elevada e chuvas volumosas, autoridades recomendam atenção redobrada, especialmente em áreas próximas a canais, igarapés e na orla da capital. A orientação é evitar deslocamentos desnecessários durante os horários de pico da maré alta e ficar atento aos avisos oficiais.

PARA ENTENDER:

📍 Locais monitorados

• Belém

• Mosqueiro

• Salinópolis

⏰ Horários e níveis de pico da maré

➡️ Mosqueiro

• 🕚 11h29 – 3,48 m

• 🕛 12h01 – 3,43 m

➡️ Salinópolis

• 🕗 08h29 – 5,02 m

• 🕘 20h44 – 5,22 m

(Para Belém, o alerta é geral para maré alta, sem detalhamento de horários no card exibido.)

🧭 Recomendações à população

• Evitar circulação em áreas sujeitas a alagamento durante os horários de pico

• Redobrar atenção em regiões próximas a rios, canais e orla

• Acompanhar atualizações da Defesa Civil e da Marinha do Brasil

Fonte: Marinha do Brasil

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias