Com o aumento do fluxo de veículos nas estradas e cidades durante o período carnavalesco, a fiscalização de trânsito ganha reforço para tentar reduzir riscos e preservar vidas. No Pará, a combinação entre festa e direção voltou a ser alvo de atenção especial das autoridades.
O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) intensificou as ações da Operação Carnaval 2026, sobretudo nas rodovias estaduais, com foco na prevenção de sinistros provocados pela associação entre álcool e direção. Entre os dias 13 e 15 de fevereiro, cerca de 5 mil testes de alcoolemia foram realizados em diferentes regiões do Estado.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
- Detran reforça ações educativas no Carnaval em Curuçá
- Mais de 35 delegacias atuam durante a operação Carnaval no Pará
- Carnaval 2026: confira os horários dos serviços estaduais
Durante as abordagens, foram registradas 24 autuações por recusa ao teste do etilômetro, 39 motoristas flagrados conduzindo sob efeito de álcool e 13 ocorrências enquadradas como crime de trânsito. Ao todo, 76 condutores foram autuados por alcoolemia. As principais ocorrências se concentraram na PA-391 e nos municípios de Benevides e Vigia.
Segundo o coordenador de Operações do Detran, Ivan Feitosa, a fiscalização tem papel decisivo na prevenção de tragédias. “A atuação contínua da fiscalização de trânsito busca salvaguardar vidas silenciosamente todos os dias. Nesse contexto, os 76 condutores retirados da via representam 76 potenciais situações de risco evitadas, especialmente considerando que a combinação entre álcool e direção está entre os principais fatores associados a sinistros graves e fatais”, afirmou.
O órgão destaca que a operação possui caráter preventivo e educativo, especialmente em um período em que há crescimento significativo da circulação de veículos nas rodovias estaduais e vias urbanas.
Cresce número de testes positivos
Durante o Carnaval de 2026, o Detran observou aumento no número de motoristas submetidos ao teste do etilômetro que apresentaram resultado positivo para consumo de álcool.
De acordo com o diretor técnico-operacional do órgão, Bento Gouvêa, as fiscalizações seguem ao longo do feriado com o objetivo de evitar acidentes e garantir maior segurança viária. Ele reforçou que o consumo de bebida alcoólica compromete reflexos, atenção e capacidade de tomada de decisão, elevando o risco de ocorrências graves. Por isso, a legislação brasileira estabelece tolerância zero para álcool ao volante.
Motoristas flagrados dirigindo sob efeito de álcool estão sujeitos a multa gravíssima, suspensão do direito de dirigir, retenção do veículo e, conforme o caso, responsabilização criminal, conforme previsto na legislação de trânsito.
O Detran orienta que condutores planejem o retorno para casa antes de sair para festas e eventos, optando por alternativas seguras, como transporte por aplicativo, coletivo ou a escolha do “motorista da vez”. Segundo o órgão, a segurança no trânsito é resultado de uma construção coletiva e depende da atitude consciente de cada cidadão.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.








Comentar