
A poucos meses de sediar a COP30, Belém vive uma fase de intensos preparativos para receber chefes de Estado, autoridades internacionais e representantes da sociedade civil em um dos eventos climáticos mais importantes do planeta.
Nesta sexta-feira (10), o governador Helder Barbalho recebeu o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, para uma visita técnica ao Parque da Cidade, local que será o epicentro dos debates da conferência. Durante o encontro, eles percorreram as áreas do parque, sobretudo a parte dos prédios do Centro de Economia Criativa e do Centro Gastronômico, de onde puderam acompanhar o avanço das estruturas modulares já montadas para o evento de novembro.
Conteúdo Relacionado
- COP30: 162 países já confirmaram presença na Conferência em Belém
- Lula provoca disputa entre as maniçobas do Pará e da Bahia
O ponto principal da reunião foi o plano integrado de segurança, que reunirá forças federais, estaduais e municipais durante a realização da conferência. A comitiva contou com a presença de Olmo Xavier, diretor de Infraestrutura da COP30; Fernando Ribeiro, presidente do Tribunal de Contas do Estado do Pará; Ualame Machado, secretário de Segurança Pública e Defesa Social; e Alexandre Andrade, superintendente da Polícia Federal no Pará.
Helder Barbalho destacou que a preparação da cidade envolve tanto os protocolos diplomáticos quanto a rotina da capital. “Estamos discutindo todas as ações necessárias para garantir segurança, mobilidade e organização durante a COP30. Belém precisa estar pronta para acolher o mundo e mostrar sua capacidade de receber um evento dessa magnitude”, afirmou o governador.
O ministro Ricardo Lewandowski elogiou o andamento das obras e o entrosamento entre as esferas de governo. Segundo ele, “o avanço das instalações é impressionante e demonstra um nível de organização e estética que enche o país de orgulho. Tudo está funcionando com entrosamento entre Estado, União, Prefeitura e ONU, sem falhas aparentes”, disse.
Parque da Cidade: legado e preparação final
Inaugurado em junho deste ano, o Parque da Cidade se consolidou como um dos novos cartões-postais de Belém. O espaço, que ocupa 500 mil m² na área de um antigo aeroporto, combina lazer, sustentabilidade e convivência. Em menos de dois meses de funcionamento, recebeu mais de 670 mil visitantes, além de ter sediado uma colônia de férias pública que atendeu dez mil crianças, adolescentes e idosos.
Quer saber mais de Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp
Desde 18 de agosto, o local está fechado ao público para os ajustes finais. O parque agora abriga a montagem das estruturas temporárias que formarão as Blue e Green Zones, áreas onde ocorrerão as plenárias e negociações internacionais durante a COP30.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar