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Novo Terminal Hidroviário começa a operar em Icoaraci

Com estrutura moderna e presença permanente da Artran, novo terminal garante mais conforto, fiscalização e impulso ao turismo em Belém

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Imagem ilustrativa da notícia Novo Terminal Hidroviário começa a operar em Icoaraci camera Novo terminal hidroviário de Icoaraci começou a operar | (Bruno Cecim/ Agência Pará)

Belém avança mais um passo na modernização do transporte fluvial e na valorização do turismo com a inauguração do novo Terminal Hidroviário Turístico de Icoaraci. O espaço, que substitui o antigo trapiche do distrito, representa não apenas uma melhoria na infraestrutura portuária, mas um marco no processo de integração e mobilidade da Região Metropolitana da capital paraense.

A operação do novo terminal teve início nesta quinta-feira (9), com fiscalização permanente da Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos de Transporte (Artran). A presença da agência garante um acompanhamento direto das linhas intermunicipais, com atendimento ao público, registro de denúncias, sugestões e uma atuação contínua no local.

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Entregue na última quarta-feira (8) pela Companhia de Portos e Hidrovias (CPH), a estrutura começou a receber embarques e desembarques já nas primeiras horas do dia seguinte. Comunidades do Marajó, como Cachoeira do Arari, foram as primeiras beneficiadas com o novo espaço, que proporciona mais conforto, segurança e agilidade nas operações.

Trabalho da Artran envolveu também inspeção nas embarcações
📷 Trabalho da Artran envolveu também inspeção nas embarcações |(Bruno Cecim/ Agência Pará)

A nova fase do transporte fluvial inclui linhas intermunicipais reguladas pelo Estado, como Icoaraci–Cachoeira do Arari–Chipaiá, com paradas em Furo Grande e Vila de Aranaí; Icoaraci–Caracará, com escalas em José Joaquim, São Pedro e Furinho; e Belém–Cachoeira do Arari–Caracará, com paradas em Gurupá e Santana do Arari.

Com 650 m² de área construída, o terminal conta com banheiros acessíveis, lojas, restaurantes, área de convivência e espaço para exposições. Na parte naval, há 350 m² de infraestrutura com rampa articulada, passarela coberta, cinco flutuantes e píer de atracação, itens que tornam o embarque e desembarque mais rápidos e seguros.

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O investimento de R$ 7,9 milhões faz parte do conjunto de obras estratégicas do Governo do Pará voltadas para a COP30, que ocorrerá em novembro de 2025, em Belém. Além de melhorar o transporte entre o continente e as ilhas, o terminal deve impulsionar o turismo e o desenvolvimento sustentável na Grande Belém.

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