
Neste domingo (07) é comemorado 203 anos da Independência do Brasil, que aconteceu em 7 de setembro de 1822. Como em todos os anos, a data é celebrada com desfiles por todo o país.
Desde cedo, uma multidão de pessoas se concentrou na Avenida Presidente Vargas, em Belém, para acompanhar de perto a programação que tem duração prevista de três horas e reúne mais de 4,5 mil participantes, entre militares das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica), agentes da segurança pública e instituições estaduais e municipais.
Pouco antes das 10h da manhã, o governador do Estado, Helder Barbalho, chegou em um tanque de guerra do Exército Brasileiro para acompanhar o desfile. Ele esteve ao lado da esposa, Daniela Barbalho e da Vice-Governadora do Estado, Hana Ghassan.
Quer mais notícias sobre Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp
Segurança reforçada
Como forma de garantir a segurança do público que veio acompanhar o evento e os participantes do desfile, cerca de 630 agentes das forças de segurança atuam no local, reforçando ações ostensivas e auxiliando no bloqueio de vias desde às 5h da manhã. A previsão é de que o trânsito no local seja liberado a partir das 13h.
VEJA AS IMAGENS
Desfile Cívico-Militar de 7 de setembro
Desfile Cívico-Militar de 7 de setembroIndependência do Brasil
A celebração do sete de setembro celebra a data a soberania do Brasil, que conquistou sua independência de Portugal em 1822. Até o século XIX, o país ainda era colônia do país europeu, mas a exploração e as restrições econômicas impostas pela coroa portuguesa desagradaram a elite brasileira.
O Grito do Ipiranga
Um dos episódios mais marcantes para a história do Brasil foi o Grito do Ipiranga, em 7 de setembro. Acredita-se que D. Pedro I, príncipe regente na época, proclamou a independência às margens do rio Ipiranga, em São Paulo. Esse momento simbólico representa o rompimento dos laços com Portugal e o início de uma nova nação.
Comentar