
O Governo do Pará segue trabalhando para melhorar a mobilidade urbana da capital paraense, implantando novos viadutos, ampliando vias e avenidas, além de executar obras de infraestrutura e pavimentação nas principais avenidas e ruas da cidade, com a missão de desafogar o trânsito e melhorar o fluxo de veículos e pedestres na grande Belém.
A partir das 8h da próxima segunda-feira (25), o trânsito nos primeiros 500 metros da Rua da Marinha, a partir da Avenida Augusto Montenegro, será interditado para dar continuidade às obras da Nova Rua da Marinha, em Belém. O projeto, considerado um dos legados da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) para a capital paraense, vai interligar a via até a Avenida Centenário, transformando a área em um grande corredor de mobilidade urbana.
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Neste primeiro momento, a interdição será entre a Avenida Augusto Montenegro e a Rua Maravalho Belo, com previsão de conclusão em 9 de setembro. As mudanças no tráfego serão feitas de forma gradual, a cada 500 metros, para garantir segurança e reduzir impactos no trânsito.
Durante o período, os veículos serão direcionados para a pista já concluída da Nova Rua da Marinha, que recebeu terraplenagem, pavimentação asfáltica, drenagem superficial, passeios, sinalização horizontal e vertical, além de canteiro central. Durante o tempo de desvio, a nova pista também contará com uma faixa exclusiva de estacionamento para os moradores da área.
“O avanço das obras segue o cronograma e todos os critérios técnicos para garantir a segurança de trabalhadores, moradores e motoristas. Algumas providências têm de ser tomadas com relação ao desvio de trânsito, e as medidas foram repassadas aos órgãos competentes para que o impacto seja o menor possível e de rápida adaptação”, explicou o secretário-adjunto de Obras Públicas do Pará, Gilmar Mota.
O projeto – O prolongamento e duplicação da Nova Rua da Marinha terá 3,5 quilômetros de extensão. Executada pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), a obra vai reduzir congestionamentos, aumentar a segurança viária, diminuir o tempo de deslocamento em Belém e na Região Metropolitana e fortalecer o desenvolvimento urbano.
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A via contará com duas pistas de mão dupla, cada uma composta por três faixas de rolamento, além de ciclofaixa e passeio acessível. O projeto inclui ainda sinalização horizontal e vertical, paradas de ônibus recuadas com totens informativos e nova iluminação em LED, oferecendo mais conforto e segurança à população.
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