plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$

home
INOVAÇÃO

UFPA lança curso de Graduação em Inteligência Artificial

Bacharelado em IA visa preparar profissionais para o futuro da tecnologia, com foco em soluções locais e inovação social

twitter pinterest whatsapp Google News
Imagem ilustrativa da notícia UFPA lança curso de Graduação em Inteligência Artificial camera Novo curso de bacharelado em IA da Ufpa visa preparar profissionais para o futuro da tecnologia. | Divulgação/Ufpa

Nos últimos anos, os cursos de graduação em Inteligência Artificial (IA) se consolidaram como um fenômeno educacional do Brasil. A crescente demanda por profissionais qualificados para atuar nas áreas de IA generativa, aprendizado de máquina e visão computacional reflete a expansão acelerada desse campo no mercado de trabalho. De acordo com dados de diversas universidades, os cursos de IA estão superando a concorrência de áreas tradicionais e atraindo cada vez mais a atenção de estudantes de todo o país.

Na Universidade Federal de Goiás (UFG), por exemplo, o curso de Bacharelado em Inteligência Artificial se tornou o mais concorrido da instituição, ultrapassando até mesmo cursos como Medicina. A nota de corte para ingressar na graduação foi de 811 pontos, o que evidencia o alto interesse pela formação. Outras universidades também estão ampliando as ofertas na área, como a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a PUC-Rio, que seguem a mesma tendência de investir em cursos de IA para atender à crescente demanda por expertise no setor.

Seguindo essa tendência nacional, a Universidade Federal do Pará (UFPA) aprovou nesta segunda-feira (04) a criação de um Bacharelado em Inteligência Artificial. A decisão foi tomada de forma unânime pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) e marca um avanço significativo para a educação superior na Amazônia. A nova graduação reflete o compromisso da instituição com a inovação e com a formação de profissionais especializados em uma das áreas mais promissoras do mercado tecnológico.

Conteúdos relacionados:

O Bacharelado em Inteligência Artificial será oferecido no Campus Belém da instituição, com 30 vagas iniciais no Processo Seletivo 2026. A graduação será presencial, com carga horária total de 3.200 horas, e promete posicionar a UFPA como um polo de formação e inovação na área de IA, além de contribuir diretamente para o desenvolvimento da Amazônia e do Brasil.

Formação focada nas necessidades da Amazônia

A proposta do curso surgiu a partir de uma demanda estratégica encaminhada pela reitoria, com o apoio da Faculdade de Computação e da Superintendência de Inovação e Desenvolvimento (SInD) da universidade. O Bacharelado em IA será estruturado para oferecer uma formação completa, que inclui tanto os aspectos teóricos da Inteligência Artificial quanto a aplicação prática de tecnologias como Aprendizado de Máquina, Visão Computacional e Cibersegurança. O projeto pedagógico foi desenvolvido com base em modelos de instituições renomadas, como a UFG, mas adaptado às particularidades da região Amazônica.

O reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva, destacou que a criação do curso é um marco para a universidade e para a região. “A criação deste curso é uma conquista para a Universidade e para a Amazônia. Inteligência Artificial é um dos grandes temas do presente e do futuro, e precisamos de formação crítica e conectada com as realidades do nosso território. Nossa intenção é fazer da UFPA uma referência regional na formação de profissionais e pesquisadores capazes de usar a IA para resolver desafios locais, sempre com compromisso ético e social”, afirmou. o reitor.

Inovação e impacto social

Um dos grandes diferenciais da nova graduação será a ênfase em ações extensionistas obrigatórias, que integrarão teoria e prática de forma ainda mais conectada com a sociedade. Atividades como cursos de Letramento em Inteligência Artificial, Hackathons em IA e a Fábrica de Software de IA permitirão aos alunos aplicar os conhecimentos em projetos reais, em parceria com empresas e organizações sociais da região.

Reginaldo Cordeiro dos Santos Filho, vice-diretor da Faculdade de Computação da UFPA, ressaltou a importância desse tipo de abordagem prática. “O nosso curso de Inteligência Artificial conta com atividades curriculares atualizadas, acompanhando as demandas mais crescentes do mercado de trabalho. É um curso que vai, efetivamente, preparar os nossos estudantes para se tornarem profissionais de excelência no assunto”, disse.

Quer mais notícias direto no celular? Acesse o nosso canal no WhatsApp!

Filipe Saraiva, superintendente da SInD da UFPA, também destacou a relevância de um curso de IA na região amazônica. “A criação do curso ressoa no coração da inovação da Universidade. Com isso, a gente abre uma nova fronteira de aplicação para o conhecimento desenvolvido na UFPA, em todas as linhas do mercado, que terá um papel fundamental, especialmente na Amazônia, onde temos grandes desafios. A expectativa é que o curso de Bacharelado em Inteligência Artificial aumente, significativamente, a produção de inovação e a demanda por inovação de diferentes setores da sociedade”, compartilha.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias