
A Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa) iniciou neste sábado (5) uma série de ações de conscientização ambiental em Mosqueiro, distrito de Belém, bastante procurado durante o período de férias.
A iniciativa integra a Operação Verão 2025 e tem como objetivo prevenir crimes ambientais e reforçar orientações sobre descarte de resíduos, poluição sonora, maus-tratos a animais e segurança nas praias.
As atividades são conduzidas por equipes da Sala Verde, projeto educativo da própria Demapa, que atua com abordagens em pontos estratégicos do distrito. Os agentes distribuem materiais informativos — como folders, cartilhas e sacolas para descarte de lixo — e orientam moradores, comerciantes e visitantes sobre condutas responsáveis no ambiente praiano.
“A praia de Mosqueiro é um dos destinos que mais atraem a população, por isso, a ação tem como finalidade levar educação ambiental para turistas e moradores. A intenção é prevenir crimes ambientais e conscientizar sobre o descarte correto do lixo, principalmente nas praias. Também reforçamos a proibição de bebidas alcoólicas em garrafas de vidro, para evitar acidentes, como cortes, que são comuns nessa época do ano. Nosso trabalho é educativo, para garantir o bem-estar de todos e proteger o meio ambiente. Estamos aqui hoje para prevenir e reeducar”, explicou Ivanelma Gomes, coordenadora da Sala Verde.
Conteúdo Relacionado
- Justiça derruba proibição de sons automotivos nas praias de Salinópolis
- Remo x Cuiabá: Mangueirão terá catracas com reconhecimento facial
- 'Grafiteiros' depredam rua da Ladeira e causam revolta em Belém
Além do trabalho educativo, a Demapa também reforça alertas sobre o uso de linhas cortantes, como cerol e linha chilena, consideradas perigosas e ilegais. Caso causem ferimentos, o responsável pode responder por crime de lesão corporal, conforme o artigo 129 do Código Penal, com pena de até um ano de detenção. Denúncias podem ser registradas em qualquer delegacia.
O delegado Édson Azevedo, titular da Demapa, ressalta a importância da operação no contexto do veraneio paraense. “A proposta é oferecer atividades educativas para orientar turistas, moradores e comerciantes nos balneários, contribuindo para um verão mais seguro e sustentável. Durante as atividades, repassamos informações sobre a legislação ambiental e os impactos negativos de práticas irregulares”, destacou.
As equipes da Sala Verde seguem com atividades nos dias 5, 6 e 7 de julho, em locais como o Carramanchão da praia do Chapéu Virado (dias 5 e 7) e a Praça Matriz da Vila (dia 6), como parte também das celebrações pelo aniversário do distrito. As ações contam com apoio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob).
Quer ver mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp
Sobre o projeto Sala Verde
A Sala Verde é um espaço permanente da Delegacia de Meio Ambiente (Demapa) voltado à educação ambiental e à proteção animal. Além de ações educativas, o local recebe denúncias sobre crimes ambientais e maus-tratos a animais, que podem ser feitas anonimamente pelo Disque-Denúncia 181.
Comentar