plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$

home
DENÚNCIA

Imagens mostram lixo hospitalar jogado perto de escola no Aurá pela empresa Ciclus

Denúncia de descarte irregular de lixo, incluindo lixo hospitalar, na região do Aurá, próximo à Escola Municipal da comunidade. Todo o material estaria sendo descartado de forma ilegal por caminhões da empresa Ciclus Amazônia.

twitter pinterest whatsapp Google News
Imagem ilustrativa da notícia Imagens mostram lixo hospitalar jogado perto de escola no Aurá pela empresa Ciclus camera Descaso e perigo: Lixo hospitalar é descartado irregularmente no Aurá, em Ananindeua, próximo a escola municipal. | Reprodução

Uma denúncia de descarte irregular de lixo hospitalar vem gerando indignação na região do Aurá, em Ananindeua. Caçambas da empresa Ciclus Amazônia, contratada pela Prefeitura de Belém, na gestão do ex-prefeito Edmilson Rodrigues, estariam despejando resíduos indevidamente na área do antigo Lixão do Aurá, que, embora oficialmente desativado, ainda sofre com uso irregular e falta de fiscalização.

O local, que já foi o maior lixão da Região Metropolitana de Belém, segue sendo palco de práticas irregulares após o fim das atividades oficiais em 2014. O descarte flagrado pelas imagens inclui resíduos hospitalares, como seringas, luvas e outros materiais contaminantes, e ocorre próximo a uma escola municipal, colocando em risco direto a saúde de alunos, funcionários e moradores.

Risco à saúde pública, especialmente das crianças da escola próxima.
📷 Risco à saúde pública, especialmente das crianças da escola próxima. |Reprodução


A Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa) informou que vai ouvir representantes da empresa Ciclus, responsável pelo despejo. Três caçambas da empresa foram apreendidas no local por agentes de fiscalização.

População denuncia abandono e risco à saúde

Moradores da região relatam que a prática é recorrente, mas nas últimas semanas o volume e a periculosidade dos resíduos aumentaram. “Agora estão jogando lixo hospitalar. Isso aqui é perto da escola, tem criança aqui todo dia. Ninguém faz nada”, lamenta uma moradora.

Empresa Ciclus sob investigação

A Câmara Municipal de Belém iniciou a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar possíveis irregularidades na contratação da empresa Ciclus Amazônia, responsável pela coleta de lixo na cidade. A proposta, apresentada pelo vereador Michell Durans, já possui o número necessário de assinaturas e deve ser encaminhada ao plenário em breve.

A Ciclus Ambiental pode ser responsabilizada por descarte irregular, danos ambientais e risco sanitário, já que o lixo hospitalar tem protocolos específicos de coleta, transporte e destinação final. Se comprovada a infração, a empresa poderá sofrer sanções administrativas, contratuais e judiciais.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias