plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$

home
DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

Defensoria realiza ação para trabalhadores da coleta seletiva

A Defensoria Pública do Pará realiza ação em apoio a catadores de materiais recicláveis, oferecendo serviços essenciais e valorização do trabalho.

twitter pinterest whatsapp Google News
Imagem ilustrativa da notícia Defensoria realiza ação para trabalhadores da coleta seletiva camera Defensoria Pública do Pará promove ação para catadores de materiais recicláveis. | Celso Rodrigues/Diário do Pará

Em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Defensoria Pública do Pará (DPE) promoveu, ontem, 06, uma ação de cidadania voltada para catadores e recicladores de materiais recicláveis, na área de exposição da Fundação Cultural do Estado, antigo Centur, no centro de Belém. A iniciativa ofereceu atendimento jurídico, emissão de documentos, conscientização ambiental, serviços de saúde e valorização dos trabalhadores da coleta seletiva.

“Os coletores e catadores fazem parte de um público vulnerável e que necessita dos serviços oferecidos pela Defensoria, além de ser um contexto de conscientização levando esse momento importantíssimo para nós, em Belém”, explica a socióloga da Defensoria Pública do Pará, Jane Melo Zaze.

O trabalho de sustentabilidade foi intensificado pela DPE desde 2022 e ganhou força com a vinda da COP30 para Belém. Ela reforça que a atuação não se limita aos dias de ação itinerante, mas o órgão está sempre de portas abertas para atender o público vulnerável.

A presidente da Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis de Belém, Concaves, Débora Baía, pontua que a iniciativa auxilia os trabalhadores ao exercício da cidadania, garantindo a documentação básica necessária para o acesso a diversos serviços. “Trouxemos tanto os catadores autônomos, quanto os de cooperativa. A documentação é necessária para que essas pessoas sintam-se realmente integradas e cidadãs da nossa cidade”, frisa.

Quer ler mais notícias do Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp!

Uma das beneficiadas foi a autônoma Aldenira Santos, de 52 anos, associada da Concaves. “Nosso tempo é corrido. A gente trabalha de 8h até 12h e depois de 13h até 17h, então fica difícil sair para tirar um documento e hoje foi uma oportunidade muito boa para nós”. Além de garantir o documento de identificação, ela também aproveitou para conhecer de perto o trabalho da DPE. A ação contou com a parceria da Prefeitura de Belém, projeto Conexão Cidadã e Instituto Embelleze.

Serviço

Defensoria Pública é uma instituição constitucionalmente destinada a garantir assistência jurídica integral, gratuita, judicial e extrajudicial, aos legalmente necessitados, prestando-lhes a orientação e a defesa em todos os graus e instâncias, de modo coletivo ou individual, priorizando a conciliação e a promoção dos direitos humanos e cidadania.

A sede fica localizada na rua Padre Prudêncio, n° 154, ao lado do Espaço Palmeira, em Belém. O horário de atendimento é de 8h às 14h e o telefone é (91) 3251-3700. Outras informações no site https://defensoria.pa.def.br

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias