plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$

home
DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Belém debate prevenção ao abuso e exploração sexual de jovens

O evento será realizado em Belém no dia 8 de abril

twitter pinterest whatsapp Google News
Imagem ilustrativa da notícia Belém debate prevenção ao abuso e exploração sexual de jovens camera A programação vai contar com debates sobre os fatores econômicos, sociais e culturais da Região Norte | Divulgação

Com foco em grandes eventos, inclusive internacionais como a COP 30, uma iniciativa organizada pelo SEST SENAT e Childhood Brasil vai reunir instituições para articular e potencializar a rede de proteção na região Norte contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Na próxima terça-feira, 8, o SEST SENAT e a Childhood Brasil realizam, em Belém, o Encontro Regional do Projeto Proteção - Região Norte, iniciativa que tem o objetivo de atuar na prevenção do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes. O evento vai reunir instituições para a discussão do tema com foco nos desafios encontrados na região Norte, especialmente em um ano com eventos internacionais de grande movimentação de pessoas, como a COP 30.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Entre os participantes do encontro estão o Ministério Público, a Polícia Rodoviária Federal, a Universidade Federal do Pará, além do público de atuação do SEST SENAT como as empresas do transporte de cargas e de passageiros.

A programação vai contar com debates sobre os fatores econômicos, sociais e culturais da região Norte e sua relação com a prevenção e o enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes; a necessária preparação para atuação preventiva no contexto de grandes eventos pela proteção de públicos vulneráveis; a relevância dos canais de denúncia no tocante à violação de direitos humanos, além de destacar, também, a importância da atuação integrada entre os atores estaduais e municipais da rede de proteção e o papel do setor de transportes para a proteção das crianças e dos adolescentes.

Uma das mediadoras do evento será Eva Dengler, superintendente de Programas e Relações Empresariais da Childhood Brasil, que destaca o encontro como um momento de articulação que deve fortalecer ainda mais a causa da proteção dos direitos das crianças e adolescentes.

“A Childhood Brasil atua fortemente na prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes, desde 1999; em parceria com o SEST SENAT, atuamos desde 2017, tendo os trabalhadores do transporte como agentes de proteção. O evento em Belém é fundamental para criarmos ainda mais pontes, de modo que esse trabalho seja intensificado e, assim, o Sistema de Garantia de Direitos das crianças e adolescentes seja fortalecido na região. Será um momento de articulação importante para discutirmos os cenários, os esforços e as oportunidades para que essa rede de proteção fique cada vez mais robusta e atue de forma mais efetiva. Belém foi escolhida como a primeira cidade para receber os encontros regionais do Projeto Proteção em função da realização de grandes eventos previstos para este ano na cidade, além do histórico dos desafios enfrentados pela região Norte quando falamos da proteção de crianças e adolescentes”, destaca Eva.

Raissa Osório, analista da Gerência Executiva de Promoção Social do Departamento Executivo do SEST SENAT, fala sobre o histórico do Projeto Proteção e explica como vão funcionar os encontros regionais de 2025.

“O SEST SENAT atua pelo enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes desde 2004. Com o Projeto Proteção, em parceria com a Childhood Brasil, a atuação passou a ser mais consistente tecnicamente, desde 2017. A partir do projeto, são realizadas ações de mobilização em prol da conscientização dos trabalhadores do transporte e de toda a sociedade pela proteção das crianças e dos adolescentes contra a exploração sexual e, até o momento, as discussões foram nacionais.Para auxiliar a construção de soluções mais assertivas, em 2025, realizaremos cinco grandes encontros, em todas as regiões do país, que serão sediados nas Unidades Operacionais do SEST SENAT e abordarão os fatores econômicos, sociais e culturais de cada região, relevantes para a causa da exploração sexual, em conjunto com outros atores da rede de proteção e da sociedade. O primeiro encontro acontece em Belém/PA, e o último, em Curitiba/PR, no mês de setembro. Juntos, podemos prevenir e enfrentar essa grave violação de direitos e proteger crianças e adolescentes”, conclui.

Projeto Proteção

Baseado nos dados do Projeto Mapear, da Polícia Rodoviária Federal, o Projeto Proteção atua em regiões com maior concentração de pontos críticos e de alto risco à exploração sexual de crianças e adolescentes. Considerando dados de 2018 a 2024, já foram promovidas mais de 1.300.000 sensibilizações em todo o país sobre a causa.

Atualmente, 106 Unidades Operacionais do SEST SENAT desenvolvem as ações presenciais do Projeto Proteção e, até o ano de 2026, todas as mais de 160 Unidades Operacionais estarão capacitadas para falar sobre o tema e conduzir as ações do projeto.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias