Há anos, sobretudo por ocasião do aniversário, Belém sempre foi chamada pela população como cidade linda, mas abandonada. Entre os problemas, se destacava a falta de estrutura de ruas e canais que resultavam em alagamentos e, consequentemente, problemas para as pessoas, principalmente para os moradores dessas áreas.
Para acabar com esse estigma, o Governo do Estado, no próximo domingo (12), como parte das celebrações do aniversário de 409 anos da capital, irá entregará a etapa final das obras de saneamento do Canal da Gentil, trecho entre a Rua da Olaria e a Travessa Teófilo Conduru.
A obra, tão aguardada pelos moradores da área, é fruto da parceria do Governo do Pará com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Conteúdos Relacionados:
O Canal da Gentil é um dos 12 canais que fazem parte da Bacia do Tucunduba e que tem recebido investimentos do governo estadual para requalificação e adequação, por meio de um conjunto de ações da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop).
Essas ações visam reestruturar o sistema de drenagem e saneamento da capital, melhorar a infraestrutura urbana e a qualidade de vida da população, assim como importante obra estruturante da COP 30, uma vez que Belém irá sediar o maior evento climático, em novembro deste ano.
Em relação a obra que será entregue no próximo domingo, ela abrange aproximadamente 550 metros do Canal da Gentil e inclui serviços de retificação do canal, instalação de redes de abastecimento de água e esgoto, asfaltamento das vias marginais, construção de uma ponte e uma passarela, além da implementação de ciclofaixa e urbanização viária.
Na realidade, desde 2019, o Governo do Estado tem investido mais de R$ 1,6 bilhão na requalificação de 17 canais em Belém, como parte de um esforço contínuo para resolver os históricos problemas de alagamento e falta de infraestrutura básica.
As obras incluem a macrodrenagem, a requalificação urbana e a adequação da infraestrutura de saneamento, essenciais para melhorar a qualidade de vida dos moradores da capital.
Quer mais notícias do Pará? Acesse o canal do DOL no WhatsApp
Por exemplo, na última segunda-feira (06), o Governo entregou a reconstrução do Canal da Timbó, primeira obra de saneamento relacionada à preparação para a COP 30.
As obras no Canal da Timbó incluem a retificação do canal, asfaltamento das ruas ao redor, instalação de rede de água, esgoto e drenagem pluvial, além da construção de duas passarelas, uma ponte, ciclofaixa e urbanização viária.
Comentar