Na manhã da última sexta-feira, 7, a Equatorial Pará, em parceria com o Senai, realizou, em Belém, a aula inaugural da 3ª edição do programa Escola de Eletricistas, com a participação dos 25 alunos inscritos, que, ao final do curso, estarão aptos a atuarem no setor elétrico.
De acordo com Márcio Caires, presidente da Equatorial Pará, a distribuidora de energia está comprometida em oferecer aos alunos uma educação profissional de qualidade, inclusive com uma bolsa mensal de R$680 para que eles possam se manter no curso durante o período de execução do projeto. Ele destaca, também, a participação das mulheres.
“A palavra que resume essa iniciativa de hoje da aula inaugural é oportunidade. Oferecemos uma capacitação gratuita para atuação no sistema elétrico que, inclusive, conta com uma bolsa auxílio destinada tanto para homens quanto mulheres. Inclusive, no ano passado, tivemos uma turma exclusiva de mulheres, porque a igualdade de gênero é um valor do grupo. Com trabalho de capacitação e igualdade de gênero fomentamos e contribuímos com o desenvolvimento do estado”, diz Márcio.
Ana Paula Rocha, uma das alunas do projeto, conta que estava ansiosa para realizar a inscrição neste ano, pois havia perdido o prazo de inscrição nos anos anteriores. Ela afirma que será um desafio pessoal e espera aprender o máximo possível, pois esta é uma área que, cada vez mais, necessita de profissionais capacitados.
“Como a maioria dos alunos e pessoas que acompanham a história do SENAI, eu espero só o melhor. É o nível de qualificação de excelência. Vamos ter uma base importante para uma área que também é de grande risco e necessita de bons profissionais, então eu espero realmente o melhor. A expectativa é a melhor de todas”, comenta Ana Paula.
O curso tem carga horária de 40 horas semanais, totalizando 480 horas do curso profissionalizante e 112h de curso comportamental, voltado para a formação de Eletricistas de Rede de Distribuição de Energia Elétrica. Além da capacitação profissional, a Escola também habilitará as pessoas em todas as normas regulamentadoras necessárias para o trabalho com energia elétrica.
Marabá
Na segunda-feira, 10, será a vez da turma da Escola de Eletricistas de Marabá ter a aula inaugural. Na cidade, mais 25 alunos serão contemplados com a qualificação profissional. O evento ocorrerá no Senai Marabá, na Folha 31, às 9h.
Sustentabilidade
O Escola de Eletricistas é um programa que está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente o 4 que visa promover educação de qualidade, mas também atende aos Objetivos 1 (erradicação da pobreza), 5 (igualdade de gênero), 8 (trabalho decente e crescimento econômico) e 10 (redução das desigualdades), até 2030.
Comentar