No dia que completa 410 anos de fundação, o município de Bragança foi contemplado neste sábado (08) com a entrega da orla totalmente reconstruída, modernizada e urbanizada. À margem do Rio Caeté, com suas tradicionais palmeiras imperiais, a orla é uma das principais atrações da rota turística da Região de Integração Rio Caeté, no Nordeste do Pará.
A obra é importante para o turismo e, consequentemente, para a economia, além de promover qualidade de vida à população e receber com maior comodidade moradores e visitantes, que buscam as belezas naturais e o patrimônio cultural de Bragança, com destaque para a Festividade de São Benedito.
O governador do Pará, Helder Barbalho, entregou a obra, ao lado da vice-governadora, Hana Ghassan, do prefeito Raimundo Nonato Oliveira e da primeira-dama, Daniela Barbalho.
VEJA TAMBÉM:
Peixe-Boi inaugura orla reconstruída para receber 2023
O chefe do Executivo estadual enfatizou que a nova orla fortalece a vocação turística do município. “Estou muito feliz de entregar mais esta obra, que faz Bragança mais bonita, que presenteia a cidade nos seus 410 anos e articula para que possamos fazer municípios que tenham o turismo como vocação estarem mais preparados a estimular a visitação, gerando emprego e renda. O investimento que temos feito em diversas cidades, sejam com orlas de rio, sejam com orlas oceânicas, é para que possamos incrementar as ações e preparar as cidades para as visitações, e, claro, fazendo com que a comunidade local possa ter oportunidade de emprego e um local de lazer extraordinário”, reiterou o governador.
A nova estrutura da orla, com mais de 12 mil metros quadrados, tem calçamento em pedra portuguesa (mantendo a característica histórica da cidade), ciclovia, quiosques para venda de comidas e bebidas, parque infantil, academia ao ar livre, bancos, lixeiras, palco para eventos, caramanchão e espaço iluminado e arborizado para estimular a integração com o meio ambiente.
Entusiasmo - O espaço causou impacto positivo aos moradores. Segundo Tamiles Rossane, a obra “está bonita. Excelente presente de aniversário pra nossa cidade. Tudo me chamou atenção. Pensei que não sairia tão cedo esse projeto, mas estou impressionada. Muitos benefícios para a nossa cidade. Bragança já traz muito turismo. Agora, com certeza, vai abranger mais. Não deixo minha Bragança por nada”.
A orla é o ponto de chegada da imagem de São Benedito na Festividade, que recebe turistas de vários países, fomentando o turismo e a economia local.
Segundo o autônomo Orivaldo de Souza, a orla “está de parabéns. Bragança merece mais beleza ainda. Com esse espaço, agora vai chamar mais turistas. Estou feliz”.
Com um investimento superior a R$ 4 milhões, fruto de convênio entre a Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) e a Prefeitura de Bragança, o projeto contemplou a recomposição de piso em pedra portuguesa, construção de meio-fio e do piso de ciclovia, taludes e rampa para pessoas com deficiência (PcD).
Obra marcante - O prefeito de Bragança, Raimundo Nonato Oliveira, agradeceu a parceria firmada com o governo do Estado, que trouxe de volta aos bragantinos a beleza do centro urbano.
“Em primeiro lugar, nós queremos agradecer a Deus e à minha parceria com o excelentíssimo senhor governador do Estado, Helder Barbalho. Essa orla é uma obra que está marcando Bragança. Um convênio que muita gente não acreditava, e hoje está pronta. Eu convido todas as pessoas que não acreditavam que sairia do papel para viver a realidade da obra”, disse o gestor municipal.
A nova orla do Rio Caeté foi projetada para valorizar, ainda mais, os elementos da paisagem, aliados a uma infraestrutura moderna, a fim de constituir um ambiente seguro para os turistas, e principalmente para a população local.
Ao reiterar o “parabéns!” ao município, o governador Helder Barbalho desejou que Bragança “continue crescendo, valorizando seu patrimônio histórico. Esta é uma das cidades mais antigas e históricas do nosso Estado, da Amazônia, do Brasil. Que possamos sempre lembrar o passado e investir para que a cidade possa estar em condições de bem receber e cuidar dos seus moradores. Vida longa à Pérola do Caeté”.
Comentar