Em virtude do não alcance da cobertura vacinal preconizada pelo Ministério da Saúde, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) seguirá com a campanha de vacinação contra a Influenza na capital. A campanha, que encerraria nesta sexta-feira, 30 de junho, foi prorrogada.
Entretanto, neste mês de julho, a vacina contra a gripe em Belém será ofertada apenas nas Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A Sesma reforça ainda que neste período as instituições parceiras de ensino superior (Fibra, Unama, Unifamaz e Escola de Enfermagem da Uepa) vão estar em recesso e, portanto, não estarão funcionando como ponto de vacinação. A vacina contra Influenza está liberada para toda a população, a partir dos seis meses de idade, além de continuar para os grupos prioritários já definidos pelo Ministério da Saúde. O Programa Nacional de Imunizações reitera que permanece a importância da vacinação dos grupos de risco, para evitar o contágio da Influenza e, principalmente, seus agravamentos.
A meta da campanha de vacinação contra a Influenza em Belém é vacinar 518.182 pessoas, mas até o momento foram vacinadas 272.135 pessoas, o que corresponde a 68,75% de cobertura vacinal. Já em relação ao grupo prioritário (idosos, crianças, grávidas, puérperas, entre outros) a meta é vacinar 387.685, mas até o momento foram vacinadas 230.197 o que corresponde a 59,38 de cobertura vacinal.
Comentar